Bem-Vindo

Vai acontecer...
Newsletter
E-mail:

Informações
CDU - Classificação Decimal Universal

A Classificação Decimal Universal: Tabela de Autoridade (CDU) é um sistema de classificação documental, desenvolvido pelos bibliógrafos belgas Paul Otlet e Henri la Fontaine, no final do século XIX, baseada na Classificação Decimal de Dewey. A CDU é um esquema internacional de classificação de documentos, impressos ou não) e baseia-se no conceito de que todo o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais, e estas podem ser infinitamente divididas numa hierarquia decimal. É o esquema de classificação utilizado na Biblioteca Nacional, em bibliotecas cooperantes e em muitas outras bibliotecas. A CDU é pois um instrumento de trabalho que uniformiza os critérios de Biblioteconomia de classificação dos documentos.

As principais divisões da CDU são

  • 0  Generalidades. Informação. Organização.
  • 1   Filosofia. Psicologia.
  • 2  Religião. Teologia.
  • 3  Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social, Educação.
  • 4  Classe vaga.
  • 5  Matemática e Ciências Naturais.
  • 6  Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia.
  • 7  Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos.
  • 8  Linguagem. Linguística. Literatura.
  • 9  Geografia. Biografia. História.

Os documentos são classificados de acordo com o assunto principal que determina a cota que lhes é colocada na lombada e são arrumados na estante com o número de classe atribuído. Caso existam poucos livros para justificar a atribuição de uma estante a essa classe, estes são colocados na estante com a classificação decimal hierarquicamente superior, existente na biblioteca.

A CDU usa sinais auxiliares para indicar vários aspectos especiais de um assunto ou relações entre assuntos. Assim, o sistema CDU contém um elemento facetado ou analítico-sintético significativo e é usado especialmente em bibliotecas especializadas. A Classificação Decimal Universal tem sido modificada e actualizada ao longo dos anos, de forma a poder abranger a produção cada vez maior que se faz, em todas as áreas do conhecimento humano e continua a sofrer um processo de revisão contínua para dar conta de todos os novos desenvolvimentos ao nível do conhecimento.

Os documentos classificados pela CDU podem ter qualquer forma e ser em qualquer suporte físico, como filmes, livros, folhetos, ilustrações, revistas, fitas áudio, discos fonográficos convencionais ou discos a laser, mas são, mais frequentemente, papel impresso.

 

Vantagens da utilização da CDU:

A vantagem de utilizar um sistema de classificação como a CDU nas diversas bibliotecas, desde as escolares, às bibliotecas de maiores dimensões, como as municipais e as especializadas, é permitir que os utilizadores das mesmas  se torne mais aptos a fazerem as suas pesquisas,  em qualquer biblioteca, independentemente de estarem no seu país, ou num país de língua estrangeira.

A CDU é uma linguagem que permite a orientação dos utilizadores das Bibliotecas de todo o mundo, no vasto mundo do conhecimento e da informação.

Mais Informações

 
Rede de Bibliotecas de Cantanhede
2011 - Todos os direitos reservados.