Bem-Vindo

Vai acontecer...
Newsletter
E-mail:

Bibliotecas
Biblioteca Municipal de Cantanhede
A Biblioteca Municipal de Cantanhede a funcionar no edifício atual, foi inaugurada no dia 25 de julho de 1992, numa cerimónia que contou com a presença do então Presidente da Assembleia da República, Dr. Barbosa de Melo. É uma biblioteca de tipologia BM 2, que serve um concelho com uma população de cerca de 40.000 habitantes.

Consciente do importante papel que desempenha no desenvolvimento cultural dos seus utilizadores, a Biblioteca Municipal tem apostado na diversidade e excelência dos serviços que presta e no enriquecimento das suas coleções, promovendo o livre acesso à cultura e democratizando o espaço da Biblioteca enquanto porta de acesso local à Cultura.

A Biblioteca Municipal de Cantanhede possui um espólio documental constituído por cerca de 21 000 títulos. Dispõe de uma sala de reservados, a Sala Amorim Pessoa. Este fundo, antigo e valioso, teve origem numa doação de livros feita pelo Arcebispo D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa que, em testamento, deixou à Câmara Municipal de Cantanhede 3.000 volumes, conforme refere o ofício camarário dirigido à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, datado de 27 de maio de 1892. 

A Biblioteca Itinerante de Cantanhede é um dos serviços disponibilizados à população do concelho pela Biblioteca Municipal. Foi inaugurada no dia 23 de abril de 1998, contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian que doou o veículo onde funciona a biblioteca e um espólio de 23.000 livros. A Biblioteca Itinerante presta um contributo no enriquecimento cultural das populações das freguesias, nomeadamente dos alunos dos Jardins de Infância e das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, permitindo entre outros aspetos, a descentralização da oferta cultural por parte do Município. A Biblioteca Itinerante percorre quinzenalmente os Jardins de Infância e Escolas do 1º CEB, promovendo nesses estabelecimentos de ensino o empréstimo de livros e a prática da leitura. Este serviço móvel da Biblioteca Municipal dispõe de cerca de 5.000 livros, na sua maioria infantis e juvenis.

A Biblioteca Municipal de Cantanhede dispõe, desde julho de 2000, de um pólo sazonal, a Biblioteca de Praia, que funciona em pleno areal da Praia da Tocha. Esta unidade documental funciona de 1 de julho ao 2º domingo de setembro. Em julho de 2008, o Município inaugurou um novo edifício, que tem permitido aos utilizadores deste serviço um espaço amplo e moderno, onde o conforto se associa aos excelentes serviços postos à disposição de todos, nesta Biblioteca de Praia. Para além dos cerca de 1.000 livros, de temática variada, dos jornais e revistas, diários e semanários, passíveis de serem lidos localmente ou requisitados para empréstimo domiciliário, e filmes de DVD's, a Biblioteca de Praia dispõe de dois computadores com acesso gratuito à Internet e a funcionalidade de wireless e uma impressora. Tudo isto pode ser usufruído no interior ou na esplanada da biblioteca, todos os dias da semana, num horário alargado: das 10h00 às 19h00 horas.

A Biblioteca Municipal oferece outros serviços de promoção do Livro e incentivo à Leitura. Para os mais novos, crianças dos 9 aos 36 meses, o espaço da Bebeteca, dispõe de livros próprios e outros materiais como jogos e brinquedos que podem ser desfrutados num ambiente calmo e divertido. Podem aceder à Bebeteca crianças dos 9 aos 36 meses de idade, em pequenos grupos ou individualmente, sempre acompanhadas pelo, pais, familiares ou Educadores de Infância.

A Biblioteca Municipal de Cantanhede dinamiza, em meio hospitalar a atividade A Biblioteca no Hospital. Esta atividade tem como principal objetivo a promoção da leitura em âmbito hospitalar, a saber, às 3ªs feiras, de tarde, no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais, na Tocha.
Este serviço da Biblioteca Municipal proporciona aos utentes, seus familiares e profissionais de saúde deste Estabelecimento Hospitalar a possibilidade de requisitarem gratuitamente livros, jornais e revistas e documentos audiovisuais.

A Biblioteca Municipal de Cantanhede dispõe de um Grupo de Teatro Infantojuvenil. O grupo é constituído por crianças e jovens do concelho, com idades compreendidas entre os sete e os catorze anos que, anualmente, nos meses de junho e dezembro, levam à cena peças de teatro. Este grupo já representou 18 peças de teatro às quais já assistiram cerca de 11.300 pessoas

Clube de Leitura é um grupo de utilizadores da Biblioteca Municipal de Cantanhede que se reúne quinzenalmente para partilhar experiências em torno dos livros e das leituras. Este grupo de leitores dinamiza, anualmente, entre outras atividades, um Sarau de Poesia.

A equipa da Biblioteca Municipal de Cantanhede é constituída por 11 elementos, na sua maioria com formação na área de Biblioteconomia:

  • Maria Teresa Manuel Lopes Paixão - Técnica Superior de Biblioteca e Documentação;
  • Maria João Amaro do Espírito Santo - Técnica Superior;
  • José Manuel Pina de Oliveira - Técnico Profissional de Biblioteca e Documentação;
  • Anabela Gonçalves Fernandes dos Santos - Técnica Profissional de Biblioteca e Documentação;
  • Maria Dulce de Oliveira Coelho - Técnica Profissional de Bibliotecas e Documentação;
  • Natércia Maria Lopes da Conceição - Técnica Profissional de Bibliotecas e Documentação;
  • Maria Estilita Abrantes Pais - Técnica Profissional de Bibliotecas e Documentação;
  • Daniela Patrícia Pereira Maia Gomes - Técnica Profissional de Bibliotecas e Documentação;
  • António José de Melo Ferreirinha - Motorista de Ligeiros;
  • Lígia Maria da Cruz Pessoa - Auxiliar de Serviços Gerais;
  • Sérgio Alexandre Ferreira Correia Dias - Assistente Operacional


Horários:
2ª f. a 6ª f., das 9h00 às 19h30 
Sábado: das 10h00 às 13h00, 14h00 às 18h00
(Nos meses de julho, agosto e 1ª quinzena de setembro não funciona aos sábados).
Mais Biblioteca Municipal de Cantanhede

 
Rede de Bibliotecas de Cantanhede
2011 - Todos os direitos reservados.