Skip Navigation Links
Início
Contactos
Skip Navigation LinksInicio > Turismo  
Turismo em Cantanhede 
Cantanhede surpreende pela sua atmosfera urbana verdadeiramente estimulante. A cidade está a cres¬cer segundo rigorosos critérios de planeamento, articulando de modo exemplar as áreas de construção com espaços verdes devidamente dimensionados e muito bem cuidados. Ninguém fica indiferente à irrepreensível limpeza das ruas e espaços públicos, à qualidade do meio ambiente, à preservação do património, ao equilíbrio das zonas edificadas, aos amplos circuitos pedonais ou aos largos e jardins que conferem a Cantanhede um carácter distintivo. 

É neste contexto que decorrem, com assinalável regularidade, eventos que proporcionam o acesso generalizado da população aos bens e valores da cultura, desde concertos de música clássica a exposições de artes plásticas, teatro e outras relevantes manifestações artísticas de carácter erudito ou mais popular. 

Para isso, existem em Cantanhede importantes equipamentos coletivos, como a Biblioteca Municipal, um edifício moderno e funcional que oferece um leque variado de serviços e produtos culturais, ou o Museu da Pedra. Esta unidade museológica, a funcionar num imóvel de grande interesse arquitetónico, possui, entre outros aspetos, um acervo representativo dos ornamentos de cantaria e valiosas obras de escultura elaboradas a partir da utilização da famosa pedra de Ançã, matéria-prima intimamente ligada ao período áureo da evolução da escultura renascentista, no século XVI. 

No prolongamento do mesmo edifício, a Casa Municipal da Cultura acolhe regularmente exposições de pintura e escultura de alguns dos mais proeminentes artistas nacionais e internacionais no domínio das artes plásticas. No Concelho de Cantanhede desenvolve-se também intensa atividade desportiva numa rede de equipamentos em que pontificam infraestruturas de dimensão apreciável, designadamente as Piscinas Municipais, o Pavilhão Marialvas, o Parque Municipal de Ténis e o Complexo Desportivo da Tocha, o Complexo Desportivo de Febres e o Complexo Desportivo de Cantanhede, junto ao qual se situa a Academia Municipal de Golfe, que integra um campo com nove buracos. 

Quem visita o Concelho pode desfrutar ainda de um vasto leque de experiências no contacto com a diversidade paisagística que caracteriza as três regiões naturais do território: a Gândara, a Bairrada e o Baixo Mondego. 

A Gândara tem como maiores referências a Vila da Tocha e a Praia da Tocha, que, além de ostentar desde há 20 anos consecutivos a Bandeira Azul, dispõe de um ambiente urbano com inúmeros espaços verdes bem estruturados e de um conjunto de equipamentos desportivos e de lazer de grande qualidade. Na Freguesia de Cadima, local de grande atração turística é a Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, exemplarmente integrada no ambiente idílico imperdível junto aos designados olhos que fazem jorrar água abundantemente do solo.

Bem próximo de Cantanhede, em Febres, recomenda-se uma paragem no centro da Vila, onde se encontra a estátua de homenagem ao ourives ambulante, personagem típica desta zona que desde o início do século passado, de bicicleta e com a sua característica mala verde, percorria todo o território nacional, e que está na origem da criação de um dos maiores centros de produção de ourivesaria do país. Nas imediações de Febres, encontra-se a Lagoa dos Coadiçais, um manto aquífero com uma ilha verdejante, rica em diversas espécies arbóreas e arbustivas que criam uma atmosfera de recolhimento e lazer exuberante. 

No extremo Sul do Concelho, depois da passagem pelo relevo escarpado das pedreiras de Portunhos e Ançã, impõe-se uma visita ao centro histórico desta Vila. O Pelourinho, a Igreja Matriz, o antigo solar dos Neivas, os Arcos do Palácio do Marquês de Cascais, a Fonte de Ançã e as janelas manuelinas são apenas alguns dos elementos patrimoniais que conferem uma identidade muito própria ao seu núcleo urbano central. 

A imagem de marca turística do Município de Cantanhede tem também créditos firmados na rica tradição gastronómica que pode ser apreciada em restaurantes de referência: no litoral, as saborosas caldeiradas, ou o robalo e a sardinha na telha; no interior, o famoso leitão à Bairrada, a chanfana, os rojões e o sarrabulho são as propostas mais conhecidas. 

Associada à gastronomia está a incontornável excelência do vinho de Cantanhede. Integrando a Região Demarcada da Bairrada, toda a paisagem da zona Nascente do território tem vinhedos a perder de vista. A exclusividade das características geomorfológicas dos solos e a influência do clima no ciclo vegetativo das castas autóctones dominantes, com destaque para a Baga, estão na origem da excelência de vinhos a que os melhores enólogos internacionais atribuem qualidade ímpar. Neste importante sector, destaca-se a Adega Cooperativa de Cantanhede, que tem conquistado inúmeros prémios nos mais prestigiados concursos mundiais.




Em Destaque
Grupo Blue Flower realizou concerto na Biblioteca Municipal

Grupo Blue Flower realizou concerto na Biblioteca Municipal

22 Sep 2017
Exposição de fotografia nos Paços do Concelho de Cantanhede

Exposição de fotografia nos Paços do Concelho de Cantanhede

14 Aug 2017
“Expofacic/2017 foi uma das mais bem conseguidas dos últimos anos”

“Expofacic/2017 foi uma das mais bem conseguidas dos últimos anos”

11 Aug 2017
Câmara de Cantanhede prossegue cooperação com Bombeiros Voluntários

Câmara de Cantanhede prossegue cooperação com Bombeiros Voluntários

07 Aug 2017
 
O seu nome
O seu e-mail
Assunto
Mensagem
Insira o código aqui:
Será registado o endereço IP (54.80.180.248) ,e a hora a que submete a sua questão.
Os campos marcados a vermelho   são de preenchimento obrigatório.


Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online