Skip Navigation Links
Início
Contactos
Skip Navigation LinksInicio > Concelho > Ação Social  
Acção Social 
O Município de Cantanhede pretende ser uma referência na articulação entre o desenvolvimento económico e social com a política de luta contra a pobreza e exclusão social, onde a solidariedade social seja efetiva e a integração de pessoas, com algum grau de vulnerabilidade, seja plena.
Para desenvolver esta estratégia o Município de Cantanhede apoia iniciativas de desenvolvimento social, promovidas e realizadas com os diferentes agentes intervenientes na comunidade local, sobretudo na implementação de respostas sociais adequadas, no território e nas IPSS, bem como na promoção da qualidade de vida do cidadão.

Atualmente, muito do trabalho social realizado pelo Município de Cantanhede, através do Serviço Municipal de Ação Social, é consubstanciado nas parcerias locais, porquanto se considera que uma concertação de recursos tem resultados mais eficazes e eficientes nas respostas sociais.
A Ação Social do Município de Cantanhede encontra-se sedeada na Casa Francisco Pinto, situada na Rua António José de Almeida, N.º3, 3060-142


Missão

A Ação Social do Município de Cantanhede tem por missão a articulação efetiva e funcional entre os serviços e as políticas sociais locais e governamentais, com vista a um desenvolvimento social qualificado e sustentado do Concelho. Para desenvolver esta estratégia, o Município de Cantanhede tem apoiado iniciativas de desenvolvimento social, promovidas e realizadas com os diferentes agentes intervenientes na comunidade local, sobretudo na implementação de respostas sociais direcionadas e adequadas, quer no território, quer às IPSS, bem como na promoção de respostas que visam a qualidade de vida do cidadão.
Visão

A Ação Social pretende atingir até 2020, elevados índices de desenvolvimento social e educativo, estratégico e sustentado, no Concelho de Cantanhede reconhecidos pelas Organizações Públicas e Privadas, através da efetivação e dinamização de parcerias socioeducativas ativas.
Valores

-Fomentar a inclusão social e os direitos de cidadania no Concelho de Cantanhede;
-Promover uma Ação Social de qualidade no Concelho de Cantanhede, favorecendo a dimensão local das políticas sociais e de cidadania, com partilha de responsabilidades entre os parceiros;
-Fomentar o diálogo ativo permanente e sistemático entre os parceiros das áreas: social, educativa e saúde;
-Agenciar soluções para os problemas das famílias em situação de pobreza, exclusão social ou risco social;
-Qualificar agentes envolvidos nos processos de desenvolvimento social e educativo local;
-Promover uma cobertura adequada das respostas sociais, bem como dos equipamentos sociais e serviços;
-Potenciar e divulgar o conhecimento sobre as realidades do Concelho;
Atribuições

Como atribuições, a Ação Social Municipal coordena as áreas da Ação Social, da Saúde e da Habitação; - Desenvolve as suas atividades em articulação com as demais áreas de atuação; - Executa as medidas de política social, designadamente, as de apoio à infância, idosos, população ativa e deficiência que forem aprovadas pela Câmara Municipal, e em consonância com os instrumentos de planeamento social estratégico do município, em consonância com a legislação atual em vigor.
Com enquadramento legal nacional e local, as regras de atuação da intervenção da ação social municipal determinam a aplicação de princípios de gestão, de forma uniforme e generalizada, obedecendo a critérios de universalidade, igualdade, subsidiariedade e responsabilidade das entidades públicas, legalidade, justiça e equidade social.
Atividades/Programas

1. Rede Social – Conselho Local de Ação Social de Cantanhede
2. Regulamento Municipal de Atribuição de Subsídios a Agregados Familiares em Situação de extrema carência Económica do Concelho de Cantanhede
3. Regulamento Municipal de Incentivo à Natalidade
4. Banco de Recursos Colmeia
5. Banco de Voluntariado
6. Animação Sócio Educativa: - Projeto Philarmonia; - Tardes Comunitárias, dar mais vida aos anos; - Cabazes de Natal
7. Projetos Gratuitos
8. Ação Social Direta
9. Equipamentos Sociais
10. Colaboração com outros Programas:
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cantanhede
- Cantanhede 3G - INTERVIR, INTEGRAR E INCLUIR
- Banco de Leite
- Núcleo Local Inserção
- Nundo Europeu de Auxílio a Carenciados
- Galardão Autarquia + Familiarmente Responsável
- Galardão Praia Acessível e Praia Saudável
- Apoio a programas e projetos de outras entidades



Carta Social do Concelho de Cantanhede

Download





"A Carta Social pretende ser um instrumento multiusos de extrema flexibilidade nos domínios da investigação social, da preparação da tomada de decisão e da facilidade de acesso à informação por parte dos cidadãos. 

No domínio da investigação social visa disponibilizar informação sobre as dinâmicas sociais nos diversos territórios e o grau de disponibilidade dos serviços sociais. Enquanto ferramenta vocacionada para a preparação da tomada de decisão pretende fornecer aos diferentes atores sociais (públicos e privados) informação integrada para a correta determinação do volume do esforço e da localização prioritária da intervenção social, nomeadamente traduzida em investimento público. Por último, no âmbito da facilidade de acesso à informação por parte dos cidadãos, este projeto tem como objetivo potenciar a informação sobre a localização dos serviços e equipamentos sociais existentes. 

Esta Carta Social pretende ser, no seu essencial, um conjunto de bases de dados comportando diversos ficheiros temáticos relacionáveis entre si, com uma base geográfica desagregada aos diversos níveis estatísticos, integrando informação relevante para a caracterização da situação social e suscetível de ser permanentemente atualizável. 

A Carta Social desenvolvida é, assim, composta por duas componentes fundamentais, uma primeira, o relatório, entendido como um documento estático, e uma segunda, a plataforma dinâmica, que se assume como um instrumento de trabalho de carácter intemporal e dotado de uma capacidade de resposta em tempo real que proporciona ao utilizador e a quem planeia uma capacidade de previsão e decisão impensável até há uma ou duas décadas atrás. 

É com base nestas duas componentes que a Carta Social proposta pretende fazer do concelho de Cantanhede um espaço social e territorialmente coeso, dispondo de uma rede de serviços e equipamentos sociais adequadamente dimensionada e distribuída, que permita responder com elevados níveis de eficiência às carências e problemáticas sociais existentes."


Casa Chico Pinto

A Casa Francisco Pinto foi construída no início do século passado, mantendo ainda hoje elementos da traça original que lhe conferem valor arquitetónico e patrimonial. O edifício foi adquirido pela Câmara Municipal à Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, tendo sido sujeito a obras de requalificação, ampliação e adaptação para as novas funções a que se destina, o desenvolvimento dos Serviços de Educação e Ação Social.

Contatos:
Tel.: 231 410 100| 231410123| Fax: 231 410 199
Rua António José de Almeida, N.º3, 3060-142
Email: redesocialcantanhede@gmail.com
Site: www.cm-cantanhede.pt
Horário de atendimento: das 9:00 às 16:30 horas

Notícias relacionadas
A Câmara Municipal de Cantanhede cumpriu hoje um minuto de silêncio em memória das vítimas dos incêndios que lavram desd [+]
Cerca de 200 pessoas, com idades compreendidas entre os 60 e os 95 anos, estiveram envolvidas na realização do espetácul [+]
“Bullying” e “Violência no namoro” foi o mote para três ações de sensibilização promovidas pela Rede de Bibliotecas de C [+]

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online