Skip Navigation Links
Início
Contactos
Skip Navigation LinksInicio > Turismo > Eventos > Mega Eventos  

EXPOFACIC 2016 | Turismo Centro de Portugal from slideshow on Vimeo.





Outros eventos anuais de destaque:

Feira do Bolo de Ançã
A Feira do Bolo de Ançã visa homenagear uma tradição secular que se reflete na vida quotidiana da vila histórica. 

Trata-se de uma iniciativa que muito tem contribuído para divulgar e valorizar o carácter genuíno desta especialidade regional, servindo também para preservar o uso das técnicas tradicionais na confeção das suas três versões conhecidas: o Bolo Fino, o Bolo de Cornos e o Bolo de Ovos.

Data do Evento
Último fim de semana de março


Organização: 
AVANÇA - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural da Qualidade de Vida do Meio Rural de Ançã

Alto Patrocínio: 
Município de Cantanhede

Apoio: 
Junta de Freguesia de Ançã

Local: 
Terreiro do Paço – Ançã

Contacto: 
919604683


Mostra Gastronómica de Outil – “Outil à Mesa”
Outil à Mesa é uma iniciativa multifacetada que congrega as forças vivas da Freguesia com uma significativa mostra das suas iguarias gastronómicas, a par com o artesanato local, complementadas por um diversificado programa de animação cultural.


Data do Evento
1.º fim-de-semana de maio

Organização
Junta de Freguesia de Outil

Alto Patrocínio
Município de Cantanhede

Local
Outil

Contacto
231429443

Encontro Regional de Gaiteiros e Mostra Gastronómica
Contando com a participação de cerca de uma dezena de grupos oriundos de toda a região e de, geralmente, 2 grupos convidados quer de outras regiões ou até do estrangeiro, o Encontro constitui uma boa oportunidade para conhecer as particularidades de formações musicais muito típicas e que são, ainda hoje, presença obrigatória nos festejos em honra dos santos padroeiros um pouco por todo o País.

Em ambiente de grande animação festiva, onde não falta uma mostra de gastronomia regional promovida pela organização, o evento começa com uma arruada pelas principais ruas da Pena, seguindo-se a atuação dos gaiteiros junto à sede do Centro Cultural e Recreativo da Pena, e termina em apoteose com a interpretação conjunta de um tema popular.


Data do Evento
Meados de abril

Organização
CCRP – Centro Cultural e Recreativo da Pena

Alto Patrocínio
Município de Cantanhede

Apoio
Junta de Freguesia de Portunhos

Local
Vale da Naia – Pena, Portunhos

Contacto
963847469



Feira Gastronómica de Ourentã - Festival das Favas
Considerando a peculiaridade agrícola-gastronómica que caracteriza o concelho de Cantanhede, na sua diversidade regional, mas com distinta unidade local, a Feira Gastronómica de Ourentã – Festival das Favas visa destacar esta apreciada iguaria da família das leguminosas e cujo ciclo da natureza nos concede durante o mês de Maio, fazendo jus ao ditado “Favas: Maio as deu, Maio as levou”.

Este certame pretende destacar não só o processo de confeção peculiar das favas que se pode constatar por todo o concelho, mas dá lugar também a outros relevantes atos culturais e gastronómicos como a matança do porco ou o sarrabulho, sempre aliado a um adequado programa de animação cultural.


Data do Evento
Finais de maio

Organização
Rancho Folclórico “Os Bairradinos” de Ourentã

Parceria
Junta de Freguesia de Ourentã

Alto Patrocínio
Município de Cantanhede
Feira do Tremoço
O evento tem como objetivo assegurar a preservação de uma tradição ancestral da Freguesia de Cadima e de toda a Região Gandaresa, mostrando alguns dos aspetos etnográficos com ela relacionados. Neste âmbito, as diversas associações da Freguesia de Cadima que participam no evento apresentam quadros alegóricos sobre os costumes e as tradições locais, criando um ambiente verdadeiramente evocativo de uma realidade social em que pontificavam algumas figuras típicas, entre as quais a tremoceira.

Para além da venda do produto na Feira do Tremoço estão também presentes as tradicionais tasquinhas, onde são servidos almoços e jantares com ementas constituídas por alguns dos mais típicos pratos da região. Para dar um caráter festivo ao evento, este inclui sempre um programa de animação com a atuação de grupos de diferentes géneros musicais, bem como jogos tradicionais dinamizados pelas associações.



Data do Evento
Finais de maio

Organização
Junta de Freguesia de Cadima

Alto Patrocínio
Município de Cantanhede

Local
Praia Fluvial de Olhos da Fervença, Cadima


Feira do Vinho e da Gastronomia de Cordinhã
A Feira do Vinho e da Gastronomia de Cordinhã congrega num mesmo espaço o bom vinho produzido pelos vitivinicultores locais, o artesanato ligado ao vinho e à vinha, os quadros alegóricos de antigas vivências sociais preparados pelos ranchos folclóricos e as tasquinhas, onde as associações recuperam algumas das antigas receitas que caracterizavam a rica gastronomia da freguesia.


Data do Evento
Junho

Organização
Comissão Organizadora e Junta de Freguesia de Cordinhã

Alto Patrocínio
Município de Cantanhede

Local
Largo do Mercado – Cordinhã


Tapas & Papas
(Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede)

O evento visa divulgar e promover duas vertentes ancestrais da nossa cultura: a gastronomia e o artesanato, cuja referência e importância é de manifesto apreço.

No que se refere ao artesanato, estará patente o labor manual e intenso, levado a cabo por artesãos representantes do concelho de Cantanhede, em particular, e de todo o país, em geral – com trabalhos em cerâmica, ferro, madeira, vime, couro, raízes, trabalhos decorativos e afins – resultando num certame promocional e difusor de mesteres e artifícios congregados numa mostra, proporcionada por artesãos do Concelho de Cantanhede e artesãos representantes de outras regiões do país, procurando manter e divulgar algumas tradições que se vão perdendo no tempo.

Na vertente gastronómica, o certame contará com a apresentação de sabores e aromas da nossa terra, as iguarias que, de alguma forma, se vão já perdendo com o passar dos tempos – as tapas – acompanhadas com o bom vinho da nossa região, são os sabores da terra e do mar que distinguem a rica tradição culinária da Bairrada e da Gândara.

Com o intuito de assinalar o caráter festivo deste certame, a animação cultural marca também presença na TAPAS & PAPAS – Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede com um programa variado e diversificado.


Data do Evento
Junho

Organização
Município de Cantanhede e Inova

Local
Cantanhede - Praça Marquês de Marialva

Contacto
Divisão da Cultura (Telefone: 231410165) 



Feira do Mel
Esta iniciativa potencia a produção apícola de um modo geral, e em particular a que se pratica no concelho de Cantanhede, concedendo particular destaque ao mel, fruto do intenso labor das abelhas que colhem o peculiar pólen das flores predominantes no concelho de Cantanhede, tirando partido desta diversificada flora existente.
Também os demais derivados, desde o rebuçado ao sabonete, não são descurados, resultando numa mostra sempre complementada com um eclético programa de animação cultural.


Data do Evento
Agosto

Organização
Município de Cantanhede e Apicultores do Concelho de Cantanhede

Local
Largo de S. João, Praia da Tocha

Contacto
231410100
E-mail: geral@cm-cantanhede.pt

Festival do Leitão
Para realização do evento são convocados os experientes assadores locais, lídimos defensores do saber ancestral que impõe regras particularmente exigentes quanto à raça e peso dos bácoros de tenra idade, composição do molho e tempo de assadura, numa receita que confere ao leitão assado de Covões o caráter distintivo que justifica a fama que sempre desfrutou.

Num ambiente geral de festa, animado com espetáculos musicais, folclore, atuações teatrais e mostras regionais diversas, com especial destaque para o artesanato local, o leitão é servido como manda a tradição, com batata cozida com pele, laranja e outros complementos e vai à mesa acompanhado com vinho de Cantanhede ou com o seu magnífico espumante tinto. Antes disso é possível apreciar outros saborosíssimos pratos associados ao rei do certame, como a cabidela de leitão, confecionada de forma única, ou a entrada de bola de leitão, a anteceder a canja de galinha ou o caldo verde gandarês.




Data do Evento
Julho ou Agosto

Organização
Sociedade Filarmónica de Covões e PRODECO – Progresso e Desenvolvimento para Covões

Alto Patrocínio
Município de Cantanhede

Apoio
Junta de Freguesia de Covões

Local
Pavilhão Gimno-Desportivo de Covões

Festival do Negalho da Bairrada
O evento pretende destacar esta iguaria gastronómica regional, o negalho, petisco que assume também o peso e a força da tradição da nossa cozinha local. 

A base principal deste prato é o bucho de cabra (velha), mas o traço diferenciador está no recheio – pois aqui o bucho é enchido com carne de vaca, carne de porco, chouriço e demais condimentos, e não com a tripa, como acontece noutros locais – formando uma pequena bola que depois de cosida, vai ao forno numa caçoila, uma confeção muito semelhante à da Chanfana.

Esta degustação é complementada com um diversificado programa de animação cultural.



Data do Evento
Outubro/Novembro

Organização
ACRE – Associação Cultural e Recreativa de Enxofães

Alto Patrocínio
Município de Cantanhede

Apoio
Junta de Freguesia de Murtede

Local
Enxofães - Murtede



Feira das Reduções e Velharias
A Feira de Velharias e Antiguidades é um evento organizado pela Associação Empresarial de Cantanhede e pelo Município de Cantanhede. 

Constituem objetivos da Feira promover a venda, compra e troca de velharias, antiguidades, artigos colecionáveis e similares, mediante mostra na Feira, e simultaneamente a criação de um local que contribua para a dinamização social e económica local.

Descrição
Feira de Reduções decorre em finais de Setembro e/ou inícios de Outubro, na Praça Marquês de Marialva em Cantanhede. Esta feira tem por objetivo a venda de artigos/produtos a preços reduzidos, relativamente aos preços praticados, nos respetivos estabelecimentos comerciais. 

Este evento tem sempre animação musical durante os 3 dias.
Rock no Monte
Festival de promoção de bandas nacionais. 

O espaço onde decorre o festival é no Montinho, freguesia de Pocariça, num belissímo espaço verde junto a um lago.


Data do Evento
Março
Open Internacional de Cantanhede
O Open Internacional de Cantanhede é uma competição que integra provas de todos os escalões etários e categorias da 1.ª Divisão de Ginástica Aeróbica Desportiva (GAD). 

Nesta iniciativa estão presentes os melhores ginastas de Portugal, Espanha e França, sendo os dois últimos países tidos como referência na área da ginástica.

Realiza-se na Cidade de Cantanhede, no mês de março, recebe atletas, nacionais e internacionais, de Ginástica Aeróbica Desportiva. 


Data do Evento
Março
Rock Of Cantanhede
O Rock Of Cantanhede nasceu em 1999, e foi o primeiro festival do Concelho, por iniciativa do Club União Vilanovense.
O evento tem como objetivos: 

- Dar a conhecer os trabalhos realizados pelas bandas de música moderna do concelho. 
- Estimular a criação de bandas de música moderna portuguesa no concelho. 
- Permitir que se desenvolvam contactos entre bandas e agentes culturais. 
- Promover a música moderna portuguesa como atividade cultural e ocupacional dos jovens. 
- Proporcionar momentos de lazer e convívio entre os presentes. 


Local
Freguesia de Outil

Data do Evento
Abril

www.myspace.com


Marchas Populares 
As Marchas Populares surgem relacionadas com os ciclos do trabalho no campo, decorrendo normalmente de acordo com os dias santos e são uma forma de celebrar antigas e atuais vivências do quotidiano que as comunidades acomodam no seu espírito coletivo, num ritual de forte componente lúdica e festiva. 

As Marchas da Praia da Tocha e de Cantanhede contam anualmente com a extrema dedicação e o grande entusiasmo dos grupos participantes, que se propoem animar as noites dos Santos Populares, em ambiente de cor, luz e alegria, com os seus primorosos trajes, as inventivas quadras cantadas ao despique e as danças e coreografias ensaiadas com todo o rigor.


Data do Evento
Junho
 
Exposição/Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, considerada desde há alguns anos como o mais importante certame económico e festivo da Região Centro e um dos mais importantes do País.
Campeonato Internacional de ténis feminino
Festival Internacional de Folclore

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online