Skip Navigation Links
Início
Contactos
Início > Entidades  
Biblioteca Municipal

Reconhecida como equipamento de grande qualidade, a Biblioteca Municipal de Cantanhede está dotada de instalações modernas e funcionais, oferecendo um leque variado de serviços e produtos culturais que gradualmente têm vindo a suscitar uma crescente procura.
O edifício dispõe de um auditório com lotação de 100 lugares destinado à realização de conferências, colóquios e debates, um átrio com condições privilegiadas para exposições, uma sala de leitura, um espaço dedicado às crianças que inclui ludoteca e bebeteca, sala de audiovisuais, além de um bar e outros serviços de apoio. O seu fundo bibliográfico é constituído por um total de 56.282 documentos, dos quais 44.021 são livros, e inúmeros produtos em suporte digital, tais como CD-ROM's, DVD's, diapositivos e cassetes de vídeo e áudio.
Integrada na Rede Nacional de Leitura Pública desde 1992, a Biblioteca Municipal de Cantanhede desenvolve acções de promoção do livro e de incentivo à leitura orientadas para públicos de diferentes idades, organiza exposições temáticas e dinamiza um grupo de teatro infanto-juvenil. Da actividade de Biblioteca Municipal merecem ainda destaque o serviço de biblioteca itinerante, que percorre todas as freguesias, e a extensão a funcionar na Praia da Tocha durante o período de Verão, bem como a bebeteca, e o serviço da Biblioteca do Hospital.


História

A Biblioteca Municipal de Cantanhede teve origem numa doação feita pelo Arcebispo D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa, que em testamento deixou à Câmara Municipal 3.000 volumes, conforme refere o ofício camarário dirigido à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, em 27 de Maio de 1892. Esse legado comporta actualmente apenas 2.300 títulos, o que se fica a dever à falta de instalações indispensáveis ao seu adequado acondicionamento e, também, ao facto de não ter sido ainda possível garantir a sua total catalogação.

Paços do Concelho


Tendo sofrido várias mudanças de instalações ao longo de quase 80 anos, a Biblioteca Municipal de Cantanhede entrou em funcionamento no edifício dos Paços do Concelho no final da década de 60, por iniciativa do Presidente da Câmara Municipal da altura, Dr. Manuel Santos Silva, que, sensibilizado para o assunto, promoveu o tratamento do importante acervo bibliográfico e documental existente, o qual era constituído por obras de Teologia, Escriturística, História, Ciências Físicas e Naturais e Literatura. Apesar disso, só no dia 4 de Novembro de 1985 a Biblioteca Municipal, já com horário fixo de abertura ao público, passou a fazer aquisição de livros para actualizar os fundos documentais para preencher a evidente lacuna cultural que a este nível existia no Concelho, não obstante o meritório serviço que a Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian, ainda em funcionamento, assegurava.

No dia 26 de Dezembro de 1988, no âmbito de um contrato-programa celebrado entre o Instituto Português do Livro e da Leitura e a Câmara Municipal, Presidida pelo Dr. Albano José Garrido Pais de Sousa, foi estabelecido um acordo de cooperação para construção de um novo edifício da Biblioteca Municipal de Cantanhede, acordo esse que contemplava também o seu apetrechamento em termos de equipamento e mobiliário, bem como de bibliografia e outra documentação.

Casa da Cultura


O novo edifício, considerado modelar a nível de arquitectura e funcionalidade, viria a ser inaugurado em 25 de Julho de 1992, numa cerimónia que contou com a presença do então Presidente da Assembleia da República, Dr. Barbosa de Melo.

Desde então a Biblioteca tem evoluído no sentido de servir cada vez mais e melhor a população do Concelho, o que tem vindo a verificar-se sobretudo nos últimos anos, através do aumento exponencial do número de utilizadores. Em termos de dinamização, das suas iniciativas mais importantes deve ser destacada a apresentação regular de exposições, a animação da sala infanto-Juvenil, a abertura da Biblioteca na Praia da Tocha (1 de Julho de 1998) durante a época balnear e a inauguração da Biblioteca Itinerante (23 de Abril de 1999), que está ao serviço das escolas, jardins de infância e instituições de solidariedade social de todo o Município.

Morada:
Rua dos Bombeiros Voluntários
3060-163 CANTANHEDE

E-mail: biblioteca@cm-cantanhede.pt
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 9h às 20h Sábado das 9h às 13h e das 14h às 18h Acesso gratuito à Internet
 
231410870   Geral   

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online