Skip Navigation Links
Início
Contactos
Skip Navigation LinksInicio > Município > Câmara Municipal > Relações Institucionais > Entidades Participadas  
Entidades Participadas 
CIM-BM - Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego

A CIM Baixo Mondego é uma Comunidade Intermunicipal que integra os Municípios de Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Mortágua, Penacova e Soure, constituída ao abrigo da Lei nº 45/2008, de 27 de Agosto. 

A CIM Baixo Mondego tem vindo a ensaiar uma nova abordagem ao desenvolvimento regional assente numa estratégia supra-municipal que, respeitando a autonomia política de cada município, permita uma intervenção mais forte junto dos agentes económicos, sociais e culturais no sentido de potenciarmos os valores da Região e de a afirmarmos no contexto nacional. 
AD ELO - Associação para o Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
ABAP - Associação Beira Atlântico Parque
Biocant - Associação de Transferência de Tecnologia
ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, S.A.
AIRC - Associação de Informática da Região Centro
AREAC - Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro



A AREAC- Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro, é uma pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos, constituída em Julho de 2003 por vários Municípios da Região Centro.
 
A Agência foi criada ao abrigo do programa SAVE da Comunidade Europeia juntamente com outras duas Agências europeias, AG.EN.A. - Agenzia per l'Énergia e lÁmbiente della Prvícia di Teramo (Itália), e PAZE - Podlaska Agency for Energy (Polónia). A AREAC é coordenadora desta rede de agências que são co-financiadas nos três primeiros anos de actividade.
 
A AREAC desenvolve as suas actividades focalizada nas questões da energia e do ambiente. Tem como objectivo promover boas práticas de utilização da energia e a valorização dos recursos energéticos endógenos.

Contactos

AREAC- Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro
Rua Dr. Rosa Falcão, 133
3220-216 Miranda do Corvo

E-mail: anaiisbaptista@areac.pt

www.areac.pt
www.facebook.com/areac
ANMP - Associação Nacional Municipios Portugueses
APAV- Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
Associação de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra
CEC - Conselho Empresarial do Centro
ACCIC - Câmara de Comércio e Indústria do Centro
Associação da Rota da Bairrada
AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho
Comunidade Portuária da Figueira da Foz
Confraria do Espumante
InovCluster - Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro
ITECONS - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Contrução
Organização Florestal Atlantis, Associação de Desenvolvimento Florestal
Provedor de Justiça - Na defesa do cidadão


O Município de Cantanhede aderiu à iniciativa do Protocolo de Cooperação entre o Provedor de Justiça
e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, tendo como objectivo desenvolver uma actuação conjunta e concertada no sentido de divulgar junto das populações, o conhecimento da missão e atribuições de Justiça, como órgão de defesa e promoção de direitos, liberdades, garantias e interesses legítimos dos cidadãos, assegurando, através de meios informais e gratuitos, a justiça e a legalidade do exercício dos poderes públicos.

O referido Protocolo visa dar a conhecer e proporcionar aos cidadãos os meios que lhes são facultados para apresentar queixa, de acordo com o previsto no art. 23.º, n.º 1 da Constituição da República Portuguesa e no art. 3.º do Estatuto do Provedor da Justiça.

O Provedor de Justiça é, na essência, um elo de ligação entre os cidadãos e o Poder. Não tem poderes de decisão - por isso, não manda, não impõe, não constrange os poderes públicos. Mas, sugere, convence pela força da razão, persuade pela boa fundamentação das posições assumidas em defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos. Por isso, o seu dever é estar, sempre e esforçadamente, ao lado daqueles cujas queixas e reclamações são suportadas pelo Direito ou fundamentadas pela Justiça.

Deste modo, o Município de Cantanhede disponibiliza aos munícipes os meios informáticos adequados e o acesso gratuito ao sítio da internet em http://www.provedor-jus.pt/ de modo a que possam exercer o direito de queixa, com a assistência no preenchimento do formulário da queixa, sempre que for solicitado pelos interessados, com entrega de cópia do comprovativo da sua apresentação.

Provedor de Justiça
Rua Pau da Bandeira, 9, 1249-088 - Lisboa, Portugal.
Fax: 213 961 243

Apresentação de Queixa ao Provedor de Justiça

Perguntas e Respostas

 

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online