Skip Navigation Links
Início
Contactos
Município de Cantanhede vai abrir Balcão da Inclusão
Protocolo assinado a 22 de novembro
Município de Cantanhede vai abrir Balcão da Inclusão
A Câmara Municipal de Cantanhede e o Instituto Nacional para a Reabilitação formalizaram no passado dia 22 de novembro, um protocolo de cooperação que permite a abertura de um Balcão da Inclusão, no concelho.

A cerimónia decorreu no âmbito do 1º Encontro Nacional da Rede de Balcões da Inclusão, que teve lugar no Auditório do Fórum, em Lisboa, contando com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

No ato solene esteve também presente Adérito Machado, vereador com pelouro da Ação Social, que aproveitou a ocasião para destacar a “extrema importância, na criação de um Balcão da Inclusão para o concelho de Cantanhede, permitindo desta forma, uma orientação em diversas áreas, para os cidadãos portadores de deficiência, contando para isso com o atendimento de pessoas especializadas”. O edil camarário congratula-se ainda por “o concelho ter capacidade de informar todas as pessoas, especialmente as que têm deficiência, sobre os seus direitos e deveres, tão importantes num Estado de Direito, como é Portugal. É um orgulho para Cantanhede ser o primeiro concelho do distrito de Coimbra a abrir um Balcão da Inclusão, acrescentando assim qualidade de vida a estes cidadãos que tanto merecem”, concluiu Adérito Machado

Este novo serviço que a autarquia irá disponibilizar à população, surge com o intuito de facilitar o acesso à informação sobre os direitos, benefícios e recursos existentes direcionadas a pessoas com deficiência e ou incapacidade, bem como aos seus familiares.

Neste contexto, o Município de Cantanhede identificou a necessidade de acesso à informação como condição basilar para o pleno exercício da cidadania, legitimando, desta forma, a assunção dos direitos e deveres cívicos reconhecidos a qualquer cidadão num Estado de Direito. Este protocolo vem no seguimento das políticas de igualdade de oportunidades, que o concelho tem vindo a implementar, constituindo assim, mais um importante apoio às pessoas com deficiência/incapacidade, possibilitando-lhes um atendimento especializado sobre os seus direitos e benefícios, bem como dar a conhecer os recursos existentes.

No Balcão da Inclusão, os cidadãos poderão aceder a informação global e integrada em diversas áreas, designadamente prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos de apoio/ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes, intervenção precoce e educação, apoiando-as na procura das soluções mais adequadas à sua situação concreta.
 

fonte: GIRP   29 novembro 2018

Enviar por email Bookmark and Share

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online