Skip Navigation Links
Início
Contactos
Câmara de Cantanhede promove ação de sensibilização sobre limpeza de terrenos e uso do fogo
No âmbito do projeto “Tardes Comunitárias”
Câmara de Cantanhede promove ação de sensibilização sobre limpeza de terrenos e uso do fogo
Na passada semana, mais de três dezenas de participantes assistiram à ação de sensibilização/informação Queima em Segurança, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

Inserida no âmbito do projeto Tarde Comunitárias, a iniciativa foi direcionada a toda a população em geral, nomeadamente aos participantes neste projeto, e teve como principal objetivo esclarecer os presentes sobre as suas responsabilidades no que diz respeito à limpeza dos terrenos, bem como sobre os trabalhos previstos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Na sessão de esclarecimentos promovida pelo Gabinete Técnico Florestal, esteve presente uma técnica da autarquia, dois representantes do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana e Adérito Machado, vereador do Município de Cantanhede.

O edil camarário destacou “importância de iniciativas como esta para informar os proprietários das suas responsabilidades, nomeadamente no que à limpeza de terrenos diz respeito, bem como sobre os trabalhos previstos e as intervenções Câmara Municipal de Cantanhede já se encontra a realizar”. Para Adérito Machado “torna-se cada vez mais importante manter a população informada, pois só assim poderemos evitar incêndios catastróficos, como os que nos afetaram em 2017. A Proteção Civil somos todos nós”.

A ação culminou com a realização de uma queima de sobrantes agrícolas e florestais, no exterior deste equipamento cultural, em condições de segurança, tendo os participantes sido elucidados sobre os requisitos legais para a realização deste tipo de operações, de forma a evitar constrangimentos e eventuais comportamentos indevidos e infrações, contando para o efeito com a colaboração dos Sapadores Florestais da Organização Florestal Atlantis – Associação de Desenvolvimento Florestal e dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede

Em Tardes Comunitárias
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.

Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do tlf. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.

O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.

Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.
 

fonte: GIRP   23 maio 2019

Enviar por email Bookmark and Share

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online