Skip Navigation Links
Início
Contactos
Desfile em honra de S. Pedro encerrou em Cantanhede programa das marchas populares do concelho
Desfile em honra de S. Pedro encerrou em Cantanhede programa das marchas populares do concelho
Mais de 2.000 pessoas assistiram em Cantanhede às marchas populares em honra de S. Pedro, padroeiro da cidade. Organizado pela Câmara Municipal, o desfile realizou-se na sexta-feira, 28 de junho, com passagem por algumas das ruas do centro urbano e uma exibição no Largo D. João Crisóstomo, até chegar à Praça Marquês de Marialva, onde uma numerosa assistência aguardava a apresentação final das coreografias especialmente ensaiados para o efeito.

O principal recinto público de Cantanhede foi, como habitualmente, o palco principal do evento, em torno do qual foram colocadas cadeiras que se revelaram insuficientes para acomodar todos quantos acorreram ao local para verem os quadros alegóricos e as animadas movimentações das marchas. Nos lugares de honra estiveram a presidente da Câmara de Municipal, Helena Teodósio, o presidente da Assembleia Municipal, João Moura, o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e os vereadores Célia Simões, Adérito Machado, a presidente da União de freguesias de Cantanhede e Pocariça, Adil Machado, vários outros presidentes de junta e autarcas, bem como representantes de diversas entidades.

O desfile abriu com Os Pintores da Gira Sol, das crianças da Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres, e da outra marcha de Febres veio um apontamento inesperado, quando, a propósito do tema Os Carteiros, um dos elementos cumpriu a sua missão, surpreendendo a presidente da Câmara Municipal com a entrega de uma carta. O remetente fora o marido, que a pedido do grupo enviou a Helena Teodósio um testemunho depois tornado público. Nas cerca de duas horas da festividade desfilaram as restantes marchas organizas por associações ou grupos de cidadãos ativos, designadamente de Cantanhede Cidade Jardim (Cantanhede), O Azeite (Portunhos), O Relógio (Arrôtas), Phylarmonica Ançanense – 140 Anos a Marchar e Encantar (Ançã), As Lavadeiras (Tocha), Os Carteiros (Febres), O Circo (Fontinha), A Vinha e o Vinho (Murtede), Vilamar em Flor (Vilamar). No total, foram mais de 670 os marchantes que criaram na Praça marquês de Marialva um ambiente de cor, luz e alegria, com os seus coloridos e reluzentes trajes, as imaginativas quadras sobre as alegorias escolhidas e as danças coreografadas para dar expressão aos respetivos temas.

Mas não foi só em Cantanhede que as marchas saíram à rua. Antes daquele que foi o último desfile de 2019, já os grupos haviam animado os festejos em honra dos Santos Populares noutras freguesias do concelho. Reconhecendo a importância sociocultural deste género de manifestação popular com fortes tradições em algumas freguesias do concelho, o Município de Cantanhede patrocinou a realização dos eventos, atribuindo aos grupos envolvidos um subsídio destinado a comparticipar os custos inerentes à elaboração do guarda-roupa e adereços, entre outros aspetos.

Posição destacada no programa teve, como habitualmente, a Praia da Tocha, em 22 de junho, cujo desfile foi este ano muito prejudicado pela forte intempérie que se fez sentir na noite da festa de S. João, tendo impedido a exibição de algumas marchas. Dos desfiles apoiados pela Câmara Municipal são de referir também os organizados pelas respetivas juntas de freguesia: em 16 de junho, junto à Capela de S. Mateus, e no dia 23 de junho, no Largo do Outeiro, na Pocariça, ambos integrados na programação da Semana Cultural local; de Febres, em 21 de junho, no Largo Florindo José Frota; o de Ançã, em 23 de julho, no Terreiro do Paço, e o de Murtede, em 29 de junho, no recinto do Centro Desportivo e Cultural de Murtede. A União das Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima organizam também desfiles das marchas populares no dia 06 de julho, pelas 22h30, no Largo da Igreja de Vilamar, iniciativa integrada na UEFAC – União de Eventos da Freguesia e das Associações Culturais.




 

fonte: GIRP   3 julho 2019

Enviar por email Bookmark and Share

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online