Skip Navigation Links
Início
Contactos
Câmara de Cantanhede distinguiu agentes desportivos do concelho
Câmara de Cantanhede distinguiu agentes desportivos do concelho
Mais de 600 pessoas participaram na Festa do Desporto organizada pelo Município de Cantanhede para celebrar a atividade dos agentes desportivos em geral e premiar os clubes, atletas, técnicos e dirigentes que mais se distinguiram na última época desportiva. 

Realizado no Multiusos de Febres, no passado sábado, 16 de novembro, o evento teve como momento alto a entrega dos prémios a pessoas e entidades indicadas por um júri que decidiu com base em normas criadas para o efeito, a partir de elementos recolhidos junto das associações pelos serviços de desporto da autarquia. 

Nas sete categorias consideradas foram distinguidos Diogo José, nadador da Sociedade Columbófila Cantanhedense (Prémio Atleta), Filipe Silva, treinador da equipa sénior de futebol feminino da União Recreativa de Cadima (Prémio Treinador), 6.ª Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica (Premio Evento Desportivo), Clube de Futebol “Os Marialvas” (Prémio Associação), João Dias, presidente da Direção da Academia CantanhedeGym (Prémio Dirigente), equipa sénior feminina de Futebol de 11 do União Recreativa de Cadima (Prémio Equipa) e APPACDM - Unidade Funcional da Tocha (Prémio Incentivo).

Na intervenção de abertura, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, enalteceu “o esforço dos atletas, o trabalho dos treinadores e a dedicação dos dirigentes associativos, sem os quais a prática desportiva não teria no concelho de Cantanhede a assinalável expressão que tem hoje. Por isso”, salientou, “a autarquia faz questão de continuar a ser parceiro ativo das associações, posicionando-se sempre, em todas as circunstâncias, numa atitude de profundo respeito e total lealdade para com quem as representa do ponto de vista desportivo ou na qualidade de dirigente”. 

Para a líder do executivo camarário cantanhedense, “a atividade desportiva no concelho é fruto da cooperação da Câmara Municipal com o movimento associativo, uma cooperação traduzida em cerca de 4.000 praticantes regulares de várias modalidades, dos quais metade a nível federado, em alguns casos com desempenho competitivo de grande mérito”. 

Segundo Helena Teodósio, “o Município de Cantanhede tem uma boa rede de equipamentos desportivos, quer em termos de qualidade, quer do ponto de vista da cobertura do território, quer relativamente à diversidade, para a prática de diferentes modalidades, não esquecendo nunca que a sustentabilidade dos investimentos e a sua rentabilização estão diretamente dependentes dos índices de utilização”, sublinhou.

Terminada a alocução da presidente da Câmara Municipal, o evento prosseguiu com vários momentos de animação a cargo das classes de ballet e hip-hop da Sociedade Columbófila Cantanhedense, de Ginástica Aeróbica da Academia CantanhedeGym e do Coro das Pequenas Vozes de Febres, cujas atuações foram largamente aplaudidas pelo público. 

O vereador do Desporto, Adérito Machado, conduziu a cerimónia de entrega de prémios atribuídos por um júri constituído por Maia Gomes, antigo vereador do Desporto e atual primeiro secretário da Assembleia Municipal de Cantanhede, Arnaldo Carvalho, na qualidade de ex-dirigente associativo, Carlos Ferreira, campeão nacional de orientação em BTT, Vasco Vaz, Professor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, e Ricardo Sousa, jornalista desportivo. 

Os vencedores foram decididos a partir de uma lista de quatro nomeados em cada uma das categorias, designadamente Equipa do Ano, Atleta do Ano, Dirigente do Ano, Treinador do Ano, Associação do Ano, Evento Desportivo do Ano e ainda Prémio Incentivo, tendo os restantes nomeados recebido menções honrosas. No decurso da cerimónia foram ainda atribuídos diplomas de mérito Desportivo a 33 coletividades, 14 menções honrosas a equipas de desportos coletivos e menções honrosas em desportos individuais a vários outros atletas ou formações que se distinguiram pelos resultados obtidos na época 2018/2019. 

Manuel António Diniz dos Reis recebeu Prémio Dedicação 
Além dos prémios atribuídos pelo júri, o Município de Cantanhede distinguiu Manuel António Diniz dos Reis com o Prémio Dedicação, este por decisão da Câmara Municipal, com o objetivo de homenagear o seu percurso desportivo inteiramente dedicado ao Clube de Futebol “Os Marialvas”, que representou ao longo de 20 épocas consecutivas, durante as quais disputou inúmeras competições, com destaque para o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Nacional, tendo conquistado vários troféus. Manuel António Diniz dos Reis é, até hoje, o atleta com a mais longa carreira ao serviço do Clube de Futebol “Os Marialvas”, além de ser também o que mais jogos disputou pela equipa em que se distinguiu como defesa central e da qual foi capitão durante 15 épocas. Ao longo da sua carreira desportiva, recebeu vários convites para ingressar em diversos clubes da região, incluindo da Académica de Coimbra, na altura na 1.ª Divisão Nacional. Diz que resistiu a essas tentadoras propostas devido “às suas grandes paixões, nomeadamente a família, a profissão de mecânico e a sua empresa neste ramo, além, naturalmente, da forte ligação ao C. F. “Os Marialvas”.
 

fonte: GIRP   18 novembro 2019

Enviar por email Bookmark and Share
Notícias Relacionadas
sem registos.

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online