Skip Navigation Links
Início
Contactos
Testemunho de vida de Rafael Ramos foi o mote de conferência motivacional
Na Biblioteca Municipal de Cantanhede
Testemunho de vida de Rafael Ramos foi o mote de conferência motivacional
Um testemunho de vida de Rafael Ramos sobre a superação da deficiência foi o mote da conferência motivacional que se realizou na Biblioteca Municipal de Cantanhede, em 4 de dezembro. A iniciativa decorreu no âmbito do programa de dinamização sociocultural Tardes Comunitárias: Dar mais Vida aos Anos, promovido pela autarquia cantanhedense, assinalando o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, que se comemorou a 3 de dezembro. 

Na sessão esteve o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, que destacou “a importância desta conferência que assinala a data dedicada a um assunto sempre atual e para o qual a sociedade precisa de encontrar respostas favoráveis à integração daqueles que enfrentam quaisquer tipos de limitações”. Referindo-se ao testemunho de Rafael Ramos, o autarca enalteceu “a coragem de um jovem que, apesar da sua deficiência, não se deixou vencer pelas circunstâncias adversas que marcaram a sua vida, constituindo um excecional exemplo humano que a todos deve fazer refletir”. 

A sessão foi gravada pela RTP, no âmbito de uma reportagem sobre o quotidiano do conferencista a transmitir no próximo mês de janeiro. 

Natural da Covilhã, Rafael Ramos nasceu a 31 de dezembro de 1992, sem as duas pernas e sem um braço, circunstância que, conforme relatou, tornou a sua “infância particularmente dura e exigiu muita luta e esforço de superação”. Nos primeiros anos de vida, cresceu na aldeia de Dornelas do Zêzere, no concelho da Pampilhosa da Serra, onde concluiu o primeiro ciclo de escolaridade, após o que foi viver para a Lousã, de modo a poder completar o 2.º ciclo do ensino básico. Afastado da família e dos amigos da sua aldeia, concluiu estudos até ao 12º ano, foi superando as dificuldades e alcançando objetivos, “sempre com muito foco, fé e esperança na conquista de uma autonomia plena”.  

O seu exemplo de vida e as experiências pessoais que vivenciou em diferentes contextos são o mote das palestras motivacionais que realiza, procurando inspirar e motivar outras pessoas a ultrapassarem as dificuldades com que se confrontam. O livro “Rafael – Fé, Amor e Esperança” (2018), da autoria de Rui Miguel Saraiva, mostra como Rafael Ramos encara as adversidades com resiliência e coragem, mostrando que as limitações físicas podem ser um obstáculo, mas não impedem a realização pessoal.
 

fonte: GIRP   5 dezembro 2019

Enviar por email Bookmark and Share

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online