Skip Navigation Links
Início
Contactos
Jornalista Ana Filipa Nunes animou Teen Talk em Cantanhede
No âmbito do programa Imagine.Create.Succeed da CIM Região de Coimbra
Jornalista Ana Filipa Nunes animou Teen Talk em Cantanhede
Mais de 100 alunos do ensino secundário participaram hoje em Cantanhede numa Teen Talk do programa Imagine.Create.Succeed, no  âmbito do Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Escolar promovido pela CIM Região de Coimbra.  A sessão decorreu na Biblioteca Municipal, tendo como animadora Ana Filipa Nunes, jornalista que trabalhou na TVI e TVI24 e que agora é repórter criminal no Programa da Cristina, na SIC. “Nunca desistir” foi a ideia chave do testemunho da convidada perante os jovens estudantes do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar e da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede. Começando por interpelar a assistência sobre os planos para o futuro e sobre os seus sonhos, Ana Filipa Nunes falou do seu percurso pessoal e profissional, referindo que, “além das competências pessoais e sociais, a atitude positiva perante os obstáculos é uma mais-valia. A procura permanente de novos conhecimentos, sejam académicos, sejam não-formais, aliados à resiliência e persistência, o ter foco e ser empenhado são características essenciais para vencer em qualquer profissão e construir qualquer sonho”, sublinhou.

Segundo a jornalista, “o caminho de cada jovem torna-se bem mais fácil se percorrido com paixão e dedicação e mais importante do que atingir a meta, é o caminho que se percorre: as aprendizagens, as emoções vividas, a descoberta das suas potencialidades e capacidades, o ultrapassar de obstáculos, são vetores estruturantes para um futuro empreendedor de sucesso”.

Presente na sessão esteve também o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, que na ocasião abordou a importância da participação cívica dos jovens, incentivando-os a serem ambiciosos e a desenvolverem a capacidades para concretizarem os seus sonhos. O autarca, que é responsável pelo pelouro da juventude na autarquia cantanhedense, insistiu na “importância de se perceber o que nem sempre é visível no sucesso, designadamente o muito trabalho que lhe está subjacente, mas também o erro, perante o qual é indispensável espírito positivo e capacidade de superação. É na escola, através destes e outros projetos que o município tem vindo a promover e apoiar, que podem adquirir as competências que permitem ter esse espírito positivo e essa capacidade de superação”, salientou.

O Teen Talk do programa Imagine.Create.Succeed, da CIM Região de Coimbra, conta com financiamento  do Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu. Trata-se de um projeto que surgiu da vontade de criar um ecossistema educativo vibrante, proactivo e colaborativo, onde a comunidade educativa é desafiada a interagir com o mundo real e a encontrar formas de o valorizar, promover e desenvolver. O objetivo é promover o sucesso escolar, a inclusão de novos desafios e o desenvolvimento de soft skills considerados essenciais no século XXI, entre os quais a criatividade e inovação, autonomia e responsabilidade, comunicação, persistência e resiliência, trabalho em equipa e inteligência emocional.
 

fonte: GIRP   17 janeiro 2020

Enviar por email Bookmark and Share

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online