Skip Navigation Links
Início
Contactos
Sauna 
A Sauna é uma exposição prolongada a um ambiente de calor seco. O puro relaxamento proporcionado pela sauna permite aliviar o cansaço muscular, aliviando o stress, desde que seguidas as regras de segurança e as medidas básicas de higiene.


Sensações

"A SAUNA RELAXA E ALÍVIA O STRESS"


Benefícios da Sauna
- Fortalece a circulação sanguínea
- Alivia dores reumáticas e de coluna
- Combate o stress e a hipertensão
- Hidrata a pele e desobstrui os poros
- Relaxa os músculos
- Melhora a qualidade do sono
- Ajuda a prevenir a celulite e a flacidez
- Limpa e desobstrui as vias respiratórias
- Proporciona agradável sensação de bem-estar
- Desintoxica e expulsa as impurezas do organismo
- Combate doenças do sistema respiratório (bronquite, gripe, sinusite, etc)


Proibições
- Pessoas idosas
- Pessoas que sofrem das diabetes
- Pessoas que sofram de qualquer tipo de doença do coração ou de hipertensão
- Pessoas que sofram de asma ou de doenças de pele devem evitar as saunas, ou pelo menos consultar um médico


Mulheres
A sauna pode causar fortes hemorragias menstruais e até, interromper a ovulação. Evitar banhos de calor, pelo menos nos primeiros três meses de gravidez


Recomendações (Antes)
- Comer um pouco de pão ou um doce, para aumentar os níveis de açúcar no sangue.
- Se tiver acabado de fazer desporto, deve descansar entre 15 a 30 minutos antes de entrar na sauna.
- Tomar duche para humedecer a pele e remover quaisquer odores corporais ou de fragrâncias. Secar bem o corpo. A pele seca transpira mais.


Recomendações (Durante)
- Certificar-se que a temperatura está entre os 70 e os 85º C.
- Entre 8 a 12 minutos de utilização, é normal sentirmos necessidade de arrefecer. Se está habituado pode ficar dentro da sauna até 15 minutos, mas não deve ultrapassar esse período (factor de segurança).
- Antes de abandonar a cabine deve sentar-se, antes de passar à posição vertical. Se, se levantar de repente, pode sentir uma espécie de vertigem.


Recomendações (Depois)
- Relaxar numa temperatura ambiente, durante alguns minutos.
- Tomar duche de água fria. Dirigir a água fria para o centro do corpo, em direcção ao coração.
- Pode-se repetir o ciclo "quente - frio" quantas vezes desejar. Os principiantes devem fazê-lo apenas uma vez. Quem está habituado, repete o procedimento.
- Tomar banho.
- Secar, naturalmente ou com a ajuda de uma toalha. È aconselhado descansar durante 30 minutos.
- Arrefecer por completo antes de se vestir. Isto é fundamentalmente para não transpirar mais e evitar constipações.
- Tomara uma bebida refrescante e comer qualquer coisa, com sal, de preferência.

 

Não deve fazer
- Entrar na sauna com fome ou com o estômago cheio. Pode dar origem a um colapso.
- Beber líquidos durante a sessão.
- Beber álcool antes ou durante a sauna.
- Tomar qualquer tipo de drogas, mesmo que se trate de tranquilizantes ou estimulantes prescritos pelo médico, pois alteram o metabolismo.
- Realizar exercícios de ginástica dentro da sauna, ou conversar muito.
- Esfregar o suor pois só provoca odor.
- Prolongar as sessões além dos 15 minutos.
- Fazer mais de três ciclos de quente - frio.
- Tomar duche de água quente depois da sauna.
Em Destaque
Secretário de Estado do Ambiente apresentou em Cantanhede  solução para a incapacidade do sistema “Intercetor Sul” da Águas Centro Litoral

Secretário de Estado do Ambiente apresentou em Cantanhede solução para a incapacidade do sistema “Intercetor Sul” da Águas Centro Litoral

25 Jun 2019
Marchas Populares em Cantanhede para celebrar o S. Pedro, padroeiro da cidade

Marchas Populares em Cantanhede para celebrar o S. Pedro, padroeiro da cidade

25 Jun 2019
Bons resultados da formação do C. F. “Os Marialvas” assinalados em receção na Câmara de Cantanhede

Bons resultados da formação do C. F. “Os Marialvas” assinalados em receção na Câmara de Cantanhede

25 Jun 2019
Praia da Tocha com Bandeira Azul há 29 anos consecutivos

Praia da Tocha com Bandeira Azul há 29 anos consecutivos

18 Jun 2019
 

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online