Skip Navigation Links
Início
Contactos
Livro de Virgínia dos Santos Silva sobre Ançã vai ser apresentado na vila histórica
No próximo sábado, 21 de setembro
Livro de Virgínia dos Santos Silva sobre Ançã vai ser apresentado na vila histórica
“Ançã – Origem. Gentes. Inquisição” é o título do livro de Virgínia dos Santos Silva que vai ser apresentado no próximo sábado, 21 de setembro, no Quintal da Fonte, em Ançã. 

A apresentação estará a cargo de Carlos Alberto Poiares, Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que no prefácio refere tratar-se de uma obra que “transporta o leitor para a História e as paisagens geográficas, humanas e sociais de Ançã, revelando-se um magnífico GPS para o conhecimento da terra de Jaime Cortesão. Trata-se, efetivamente, de um livro que fascina desde as primeiras páginas, quer pela escrita direta que a autora utiliza e domina, quer pelo aprofundamento e riqueza com que muitos temas são trabalhados, evidenciando a sua formação de historiadora”, sublinha. 

Editado com apoio da Junta de freguesia de Ançã e do Município de Cantanhede, “Ançã – Origem. Gentes. Inquisição” tem outro prefácio assinado por José Alberto Gomes Machado, Professor Catedrático da Universidade de Évora, que classifica o livro como precioso, destacando o facto de se tratar de um trabalho que, assentando numa “rigorosa pesquisa documental, efectuada pela autora nos arquivos de Coimbra e de Lisboa”, “descreve percursos, lança luz sobre o passado, evoca personagens esquecidas, identifica edifícios, interpreta obras de arte, refere circunstâncias que deixaram traços marcantes.” Para aquele académico, “a partir de agora, Ançã passará, no conhecimento colectivo, a ser mais que a sua famosa pedra e o seu celebrado bolo”. 

Virgínia dos Santos Silva nasceu no ano de 1937, em Lisboa, onde exerceu nos últimos anos o cargo de Bibliotecária e Relações Públicas, no Centro Regional de Segurança Social de Lisboa, até à sua aposentação. Concluiu o bacharelato e licenciatura em História e pós-graduação em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa. Frequentou cursos de formação em Psicologia, na mesma universidade, e em Relações Públicas. No campo da Arte, frequentou vários cursos, inclusive na ARCO, em Lisboa. Em 1996, fixou a sua residência em Ançã, terra natal dos seus ascendentes pelo lado materno, onde tem participado na dinâmica social e cultural da vila histórica.
 

fonte: GIRP   18 setembro 2019

Enviar por email Bookmark and Share

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online