Com o intuito de dar a conhecer o património cultural e natural da região, o Município de Cantanhede promove, durante o mês de agosto e setembro, um conjunto de visitas, organizadas pelo serviço de Turismo em articulação com outros serviços e parceiros. No total, são cinco programas, um por semana, que incluem atividades para toda a população.
19 de agosto, às 10h30 – Visita guiada ao Museu da Pedra e à exposição “A Cal no universo de Carlos de Oliveira” e atividade em atelier vivo (“Fabrico de Adobes” e “Caiar com pigmentação”).
A extração do calcário das jazidas situadas no sul do Concelho (Ançã, Portunhos, Outil e Vila Nova) estiveram na origem de atividades que permitiram o desenvolvimento da região em variadas áreas. O Museu da Pedra, criado pelo Município de Cantanhede, preserva e divulga um acervo de obras de arte elaboradas com Pedra de Ançã e os principais testemunhos paleontológicos do Concelho. Sendo um lugar privilegiado de aprendizagem, permite a realização de diversas atividades culturais e científicas. No Museu encontra-se patente uma exposição temporária que remete para a relevância do fabrico da cal e onde se revisitam as referências do escritor Carlos de Oliveira associadas a esta atividade na Gândara.
26 de agosto, às 14h30 – Visita guiada ao CIAX - Centro de Interpretação de Arte-Xávega, na Praia da Tocha, seguida de Peddy Paper “À Descoberta do Património da Praia da Tocha”
O Centro de Interpretação de Arte-Xávega é um espaço de cariz cultural, educativo e turístico que pretende promover a compreensão da atividade piscatória tradicional, bem representativa da Praia da Tocha nas suas diferentes dimensões. A Arte-Xávega representa uma manifestação de património cultural imaterial aqui praticada há largas dezenas de anos, reconhecidamente identitária do concelho de Cantanhede.
Na Praia da Tocha, outrora aldeia de pescadores, ainda é possível encontrar os antigos Palheiros, onde viviam os homens do mar e se guardavam os materiais utilizados na pesca. Este Peddy Paper irá permitir descobrir o património natural e cultural local.
2 de setembro, às 10h30 – Visita guiada à Vila Histórica de Ançã
A Vila de Ançã com o seu nobre e preservado centro histórico foi terra natal de importantes personalidades portuguesas. Atrai pelo seu conjunto arquitetónico e natural de valor inquestionável, e pelo seu tradicional e famoso Bolo de Ançã.
Junte-se a esta visita guiada a Ançã que permitirá a descoberta do seu emblemático património, que remete para as tradições da comunidade.
9 de setembro, às 11h00 – Visita guiada ao Monumento Nacional Capela da Varziela e Peddy Paper
A Capela da Varziela, classificada como Monumento Nacional desde 1910, detém o precioso retábulo dedicado a Nossa Senhora da Misericórdia, executado pelo escultor João de Ruão, no século XVI, em Pedra Ançã.
Explore os pormenores da história e os detalhes arquitetónicos numa atividade de Peddy Paper para toda a família.
17 de setembro, às 11h00 – Percurso do Marquês
Visita guiada, a pé, pela cidade de Cantanhede, num percurso que acompanha parte da vida do Marquês de Marialva. A proposta consiste em abordar episódios históricos e enquadrar o património da Cidade associados a esta personalidade maior de Cantanhede e os seus contributos na afirmação de Portugal no século XVII.