Ir para o Conteúdo Principal

Data & Hora

  • 8 abril 2024, 14h30

Local

  • Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça
~/Media/Upload/2024\20244416517_CartazPalestraComHelenaPato.jpg

Descrição

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, e com o tema aglutinador "Vozes caladas,..." (Cidadania e Desenvolvimento), as turmas do 12º ano, CT1, CT2 e CT4, da Escola Secundária Lima-de-Faria propuseram-se a criar alguns momentos de encontro e partilha com vozes que, durante o Estado Novo foram silenciadas mas que, contudo, soaram na mesma: ecoam ainda hoje. 

Desta vez, convidaram Helena Pato, nascida em Mamarrosa em 1939 e que militou ativamente na Resistência anti-regime/ ditadura, durante as duas décadas que antecederam a Revolução dos Cravos. 
Foi vigiada, perseguida, presa e torturada pela PIDE. Soube o que era o exílio e envolveu-se de forma ativa em lutas estudantis, em grupos de defesa dos direitos das mulheres, de eleições livres, no movimento associativo/ sindical dos docentes, como professora (de Matemática que foi ao longo de 36 anos). Dirigiu alguns destes movimentos e outros ligados à preservação da memória. No Facebook, criou os grupos Antifascistas da Resistência e Fascismo Nunca Mais.

Fica, para já, a pergunta que gostariam que fosse discutida e que tivesse eco, passados 50 anos: Valeu a pena?


Contactos

  • Promotor: Alunos do 12º ano, CT1, CT2 e CT4, da Escola Secundária Lima-de-Faria com apoio do Município de Cantanhede