António Taboeira é a figura em destaque da 3.ª edição do projeto “Gente da Nossa Terra”, com enfoque no legado, inspiração e interpretação das suas expressões artísticas, nomeadamente na música, etnografia, ofícios e cultura em geral.
Será efetuada uma caminhada circular, com um percurso ligeiro de cerca de 3,5 quilómetros, a iniciar em Porto Sobreiro, pelos caminhos que Ti António Taboeira frequentemente calcorreou ao longo da sua vida e por locais da região que com certeza o inspiraram.
Com paragens ao longo do percurso para breves explicações sobre os espaços naturais, serão dadas a conhecer a flora existente no local e a biodiversidade local, com passagem obrigatória pelo local onde nasceu e viveu o artista, na aldeia de Grou, e por alguns moinhos, tendo em conta o ofício de moleiro desempenhado por António Taboeira.
Será feita uma contextualização sobre alguns lugares com importância história (pontes e moinhos) por Manuel Oliveira.
Junto a um dos moinhos da Azenha, aproveitando uma pausa para um reforço alimentar e hídrico, irá haver um momento de escuta musical, procurando retratar a forma como António Taboeira ensaiava as suas melodias na concertina, usando os sons ritmados que o moinho fazia como metrónomo.
Saiba mais sobre António Taboeira
AQUI