Ir para o Conteúdo Principal

Data & Hora

  • 24 novembro 2024, 17h00

Local

  • Auditório do Centro Paroquial S. Pedro, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça
~/Media/Upload/2024\2024111892855_CartazWeb24NovembroGenteDaNossaTerra.jpg

Descrição

No dia 24 de novembro, domingo, pelas 17 horas, no Auditório do Centro Paroquial S. Pedro, em Cantanhede, em concerto-tertúlia intitulado “Concertinas: a inspiração de Taboeira”.

Trata-se de um espetáculo com cariz musical e pedagógico, seguindo um modelo de escuta assistida e acompanhada sobre o trajeto da concertina nas músicas do mundo, na música tradicional portuguesa, na música tradicional da região e, por fim, na obra de António Taboeira.

Em palco, estarão presentes Artur Fernandes, Amadeu Magalhães, Dulce Cruz, Nadine Santos, Licínia Piedade, músicos de reconhecido impacto regional, nacional e internacional que têm feito da concertina um dos seus instrumentos de eleição, com um denominador comum: o amor e dedicação a este instrumento folião.

Artur Fernandes é concertinista e arranjista do grupo "Danças Ocultas" com várias digressões nacionais e internacionais, licenciado em Composição na Universidade de Aveiro, é professor de composição no Conservatório de Música de Coimbra, tendo ainda lecionado em Castelo Branco na licenciatura em Concertina.

Amadeu Magalhães é um músico multi-instrumentista com obras criadas e que já tocou com Fausto Robalo Dias, Dulce Pontes, Realejo, José Cid, Quadrilha, entre outros nomes sonantes da música portuguesa, tendo inovado no uso da concertina eletrónica da “Hoh” nos seus espetáculos musicais, a nível nacional e internacional.

Licínia Vinhas, natural de Cantanhede e residente em Febres, é concertinista do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede há 17 anos e já integrou alguns grupos musicais regionais como acordeonista: na Orquestra Ligeira “Os Novos Girassóis”, no Rancho Rosas de Maio, no grupo popular Cepa Torta, e também fiz parte da banda do artista António Albernaz.

Nadine Santos, natural de Sanguinheira, aos 6 anos entrou como aluna na escola de música do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira (onde, hoje em dia, é formadora),

tendo mais tarde começado a aprender a tocar concertina com a professora Carminda Carriço, nos Catarinões, para além de ter efetuado 10 anos de estudos intensivos de música sacra, com equivalência a Licenciatura em Órgão e Música Sacra. É, desde 2010, concertinista principal do Grupo Folclórico da Sanguinheira e toca também no grupo de música “Ritmo Popular” da Sanguinheira.

Dulce Cruz é concertinista do Grupo Típico de Ançã e AMA FOLK, professora de concertina na Academia de Música de Ançã. Licenciada em Educação Musical na ESEC. Tocou em vários anos no grupo "MU". Toca em festivais de música tradicional/ folk, como o Festival "Tradidanças" e "Dançarão" com o grupo "Touriga" do Porto. É residente nas jams tradicionais que se realizam nestes festivais de música folk. Com o grupo "AMA FOLK", faz os arranjos para vários temas da região de Coimbra, entre os quais, temas de António Taboeira.

O espetáculo tem lotação limitada, a entrada gratuita com reserva obrigatória no Posto de Turismo de Cantanhede (231 410 155), Biblioteca Municipal (231 410 870), estando também disponível em www.bol.pt.


Contactos

  • Promotor: Município de Cantanhede