Esta exposição leva-nos numa viagem pela história da expansão portuguesa seguindo o percurso de muitos cantanhedenses que, desde a conquista de Ceuta e Alcácer Quibir, onde D. Fernando de Meneses foi armado cavaleiro em 1415, passando pela Índia dos séculos XVI e XVII que tinha como arcebispo de Goa Frei Aleixo de Meneses, ou pelo Brasil com a heroica viagem ao longo do Amazonas de Pedro Teixeira, no século XVII, ou já no século XIX em que José Tomás de Meneses era Governador e Capitão Geral do Maranhão.
Especial destaque é também dado aos irmãos Armando e Jaime Cortesão, ilustres investigadores que tiveram papeis fundamentais na recolha, sistematização e divulgação de conhecimentos cartográficos e historiográficos relacionados com a da epopeia dos descobrimentos portugueses.
Esta mostra, atesta o importante contributo que naturais do atual Concelho de Cantanhede, mais ou menos conhecidos, tiveram na consolidação e afirmação dos territórios descobertos além-mar como pertença da Coroa Portuguesa, escrevendo dessa forma páginas indeléveis da História.
Para além dos 15 painéis que compõem a exposição, a riquíssima bibliografia exposta atesta não só a importância das figuras retratadas, como documenta ao longo dos séculos a importância e a tenacidade dos nossos antepassados conterrâneos.
Cantanhede e a expansão portuguesa – factos e figuras, tem como curadores Fernando e Madalena Larcher e contou com a colaboração dos serviços do Município de Cantanhede nas áreas da conceção e execução.
Estará patente ao público no átrio da Biblioteca Municipal até ao final do presente mês.