O Dia Mundial do Solo (DMS) é celebrado, anualmente, no dia 5 de dezembro. O principal objetivo é aumentar a conscientização global sobre o importante papel que os solos desempenham no desenvolvimento agrícola, nas funções do ecossistema e na segurança alimentar.
Foi em 2014 que este dia se tornou, oficialmente, uma data internacional, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
Desde então, o DMS tem sido uma como uma plataforma global para ação e defesa no âmbito da Parceria Gloobal para o Solo (PGS). Os solos urbanos fornecem ao ser humano uma enorme diversidade de serviços do ecossistema: suportam a produção alimentar, filtram a água, armazenam carbono, regulam a temperatura e sustentam a biodiversidade.
Numa visão mais geral, o solo tem um papel essencial também na segurança alimentar, na adaptação e
mitigação das alterações climáticas, na redução da pobreza e no desenvolvimento sustentável.
O mote de 2025 foca-se no papel dos Solos nas Cidades, nos desafios colocados pela impermeabilização do solo e pela urbanização, e é um apelo à ação dos decisores políticos, cientistas, líderes municipais, sociedade civil e cidadãos de todo o mundo a re-imaginar os espaços urbanos através dos seus solos, garantindo que as pessoas e a natureza possam prosperar juntas em cidades verdes saudáveis.
O E3G - Environmental Ecology and Ecotoxicology Group, em parceria com outros grupos de investigação do Centre for Functional Ecology - Science for people and the Planet do Departamento de Ciência da Vida da Universidade de Coimbra, com o Município de Cantanhede, irá organizar uma mostra de ciência no âmbito do Dia Mundial do Solo, e convida toda a comunidade a visitar e a participar nas atividades desenvolvidas especialmente para conhecer o solo e a sua importância.
O Solo é um universo único, vem descobri-lo connosco!
A entrada é livre. Aparece!