Ir para o Conteúdo Principal

Data & Hora

  • 22 fevereiro 2026, 15h00

Local

  • Salão da Junta de Freguesia de Cordinhã, Cordinhã
~/Media/Upload/2026\20261209303_CartazesWebCicloDeTeatro202611.jpg

Descrição

Manelzito “O criador de Histórias “, de Manuel Tomé
Classificação Etária: Maiores de 3 anos

O autor relata de forma original as peripécias da sua infância e revela que desde sempre teve paixão pela criação de Histórias. A mãe do Manelzito conheceu o seu pai num bailarico e começaram a trocar cartas. Naquele tempo, era assim que começavam os namoros! A sua mãe tinha uma voz incrível e dava gosto ouvi-la cantar. Cantava em todo o lado: na terra, na vinha, na rua e adorava fazê-lo!

Uma noite, num bailarico da aldeia, ao som do grupo “Os Ases do Ritmo”, o senhor Valter e o senhor António (mais conhecido por Suca), que já a tinham ouvido cantar por aí, convidaram-na a subir ao palco.
Nessa noite, a mãe do Manelzito cantou a canção “Você tem o destino da lua” e cantou tão bem que a convidaram a juntar-se à banda. Foi, aliás, essa canção que levou o grupo ao sucesso e existe, inclusivé, uma capa de um disco gravado pelo grupo, guardada em Lisboa.

Os seus avós tiveram seis filhos: três raparigas e três rapazes. O seu avô, quando vinha com uns “copos a mais”, metia respeito a toda a família. Quando este soube que a mãe do Manelzito andava a namorar o meu pai fez logo oposição e proibiu o namoro. Mas a mãe do Manelzito não desistiu. Continuou a ver o pai do Manelzito às escondidas até que, com a ajuda das tias do Manelzito, fugiu com ele de bicicleta para Murtede, a terra dele.

Dois anos depois, as saudades da família apertaram. A mãe do Manelzito encontrou-se com a avó do Manelzito e acabaram por fazer as pazes. Pouco tempo depois, a avó convenceu o avô — que, quando estava sóbrio, era um coração mole — a aceitar o casamento. Um ano mais tarde, numa casinha pequena, com apenas duas divisões, nascia o Manelzito…


Contactos

  • Promotor: Município de Cantanhede em parceria com RTP Tinto - Resistência Teatro Produções & Tinto Play e apoio da Freguesia de Cordinhã