O Homem da Rádio: uma rádio pirata dos anos 80, de Nuno Marques “Patêlo Expressão Cultural”
Classificação Etária: Para todos os públicos
As rádios piratas nos anos 80, também conhecidas como rádios livres, foram um fenómeno de radiodifusão clandestina que proliferou em Portugal, oferecendo uma alternativa informal e diversificada às emissoras oficiais. Caracterizadas por uma produção amadora e equipamentos improvisados, estas rádios, transmitindo muitas vezes de garagens e sótãos, conquistaram um vasto público com programação que variava de música alternativa a debates políticos, com uma linguagem próxima e comunitária.
O projeto “Homem da Rádio”, da autoria de Nuno Marques, junta factos reais e criação de momentos radiofónicos, retratando o dia-a-dia de uma rádio pirata local, a Rádio Club Vilanovense, uma das muitas existentes em Portugal na época. O público é convidado a imergir num cenário que não é nada menos que um estúdio rádio numa emissão ao vivo composto com vários aparelhos reais.
Numa viagem no tempo pela música e cultura social dos anos 80, o autor Nuno Marques relembra a sua infância, onde o seu pai foi fundador da Rádio Club Vilanovense e um dos muitos pioneiros da radiodifusão, que, tal como os piratas dos Mares do Sul, tomaram de assalto as ondas hertzianas e os serões de muitas famílias em Portugal…