Ir para o Conteúdo Principal

Data & Hora

  • 10 fevereiro 2026

Local

  • Caldas da Rainha e Figueiró dos Vinhos, _n/d
~/Media/Upload/2026\2026129105610_PostsIndividuais10Fevereiro.jpg

Descrição

Integrada na edição do projeto “Gente da Nossa Terra” dedicada a Maria Amélia de Magalhães Carneiro, a 10 fevereiro, terça-feira, será realizada uma viagem com um percurso cultural dedicado à descoberta da vida e obra de José Malhoa, um dos grandes pioneiros do Naturalismo português e grande referência para Maria Amélia de Magalhães Carneiro, ambos pertencendo ao mesmo movimento artístico naturalista português.

A primeira paragem será nas Caldas da Rainha, cidade termal e artística, onde se situa o Museu José Malhoa, edifício pioneiro concebido especificamente para fins museológicos. O espaço reúne um vasto conjunto de obras do pintor, permitindo compreender a evolução do seu estilo, e o impacto que teve na afirmação do Naturalismo em Portugal.  

No decorrer da visita, haverá tempo livre para almoço. 

Durante a tarde, a viagem prossegue rumo a Figueiró dos Vinhos, vila que marcou a vida de José Malhoa e onde o artista também encontrou inspiração. Em Figueiró, seguem-se as visitas ao Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos e ao Casulo, residência do pintor quando se fixou na vila, onde acabou por falecer em 1933. O regresso a Cantanhede, previsto para as 18h00, encerra um dia dedicado à arte e à memória de um dos grandes nomes da pintura portuguesa.

Inscrições no Posto de Informação Turística do Museu de Arte e do Colecionismo 
(custo de 5€ por pessoa)

Esta iniciativa integra a programação da quarta edição do projeto cultural “Gente da Nossa Terra”, dedicada a Maria Amélia Magalhães Carneiro, que contempla diversos eventos pluridisciplinares, a decorrer em fevereiro e março, em vários locais do concelho de Cantanhede e fora deste, com o objetivo de valorizar o legado da artista e promover o seu reconhecimento a nível local, regional, nacional e internacional.


Contactos

  • Promotor: Município de Cantanhede