Ir para o Conteúdo Principal

Data & Hora

  • 21 fevereiro 2026, 17h00

Local

  • Páteo do Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede, Cantanhede
~/Media/Upload/2026\20262911353_PostsIndividuais21FevereiroViscosoAcustico.jpg

Descrição

Integrada na edição do projeto “Gente da Nossa Terra” dedicada a Maria Amélia de Magalhães Carneiro, a 21 fevereiro, pelas 17 horas, no páteo do Museu de Arte e Colecionismo de Cantanhede, será realizada uma performance de pintura, música e declamação de poesia ao vivo pelo projeto “Viscoso Acústico, que propõe a criação de um objeto artístico multidisciplinar, cruzando os ofícios da literatura, artes plásticas e musicais, concentrados num núcleo comum. Este cruzamento procura criar um ambiente performativo, onde a pintora Filomena Neves) irá criar um quadro em tempo real incorporando a música composta por João e Tomás Toscano, também em tempo real.

Filomena Neves, natural de Portunhos, Cantanhede, é uma artista plástica multifacetada, licenciada em Escultura, pela Escola de Tecnologias Artísticas de Coimbra - Universidade das Artes. É professora de Educação Visual 2º Ciclo no ensino público, já participou em exposições individuais e coletivas e realizou algumas performances, em contexto de escola e também em concertos, com o projeto “Cabra cor de Rosa”, coletivo “Festival Apura” e, mais recentemente, com o Viscoso Acústico na Virada Gandaresa.

Com formação em “Jazz e Música Eletrónica e Produção Musical”, os Tomás Toscano e João Toscano, unidos não só pena genética, mas também pela arte que ora lhes permite despoletar momentos de introspeção, ora momentos de euforia, colaboram aqui para elaborar a paisagem sonora para esta performance da artista Filomena Neves, sua mãe. O som de piano, sintetizadores e guitarra elétrica irá criar uma atmosfera imersiva e envolvente de forma a fundir a imagem e o som num ambiente único.


Contactos

  • Promotor: Município de Cantanhede em parceria com a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa "Pedra Rija" de Portunhos