No dia 21 de março, no Parque Verde de Pocariça, serão realizadas várias atividades relacionadas cm a artista plástica homenageada. Assim, logo pelas 10h da manhã, encontro marcado no Parque Verde de Pocariça, junto à igreja para se dar início a uma caminhada aberta à comunidade pelos locais de Pocariça presentes nos quadros de Maria Amélia de Magalhães Carneiro, tendo em conta que a artista plástica aqui residiu de 1913 a 1941.
Esta caminhada será orientada por elementos do Gabinete Florestal e de Recursos Naturais do Município de Cantanhede e foi desenhada em conjunto com a Junta de Freguesia de Pocariça. Será efetuada uma caminhada circular, com um percurso ligeiro de cerca de 5,5 quilómetros, com paragens ao longo do percurso para breves explicações sobre os espaços naturais, conhecendo com mais detalhe a flora existente e a biodiversidade local.
A seguir ao almoço, decorrerá a terceira e última sessão do workshop / oficina sobre pigmentos naturais inorgânicos e arte de rua, promovido pelo projeto Educ@rteNatureza em parceria com a Junta de Freguesia de Pocariça, que se iniciou a 20 de fevereiro e 7 de março, sob orientação de Rui Vasques, designer e especialista em pigmentos naturais, arte e território, Mário Mendes, engenheiro agrónomo, e pela equipa do projeto Educ@rteNatureza.
Esta atividade decorrerá com participação aberta à comunidade na pintura coletiva de um Mural, usando para o efeito somente pigmentos naturais inorgânicos precisamente. A animação musical no Parque Verde de Pocariça durante esta tarde ficará a cargos dos músicos da Associação Musical da Pocariça que queiram participar espontaneamente nesta grande celebração do legado de Maria Amélia de Magalhães Carneiro, valorizando também a riqueza natural do território e a sua aplicação em contextos contemporâneos de arte em espaço público.