Apoios: Município de Cantanhede, Pavilhão Multiusos de Febres, Gira Sol.
Ensino Pré-escolar, 1º Ciclo e Público Geral
Escritor angolano de ascendência portuguesa e brasileira, José Eduardo Agualusa é uma das mais importantes vozes da literatura africana de expressão portuguesa, estando os seus livros traduzidos em 25 idiomas. Estudou Silvicultura e Agronomia em Lisboa, mas abandonou a faculdade para se dedicar ao jornalismo e à literatura: segundo o autor, tornou-se escritor em bibliotecas, porque de outra forma nunca teria tido acesso a tantos livros, e todos os escritores são, antes de mais, grandes leitores. E ainda bem para nós, que adoram todos os seus livros!
A Girafa que comia estrelas conta a história da girafa Olímpia e da galinha do mato Margarida, duas amigas inseparáveis: a girafa de pescoço comprido passa o dia a furar as nuvens para tentar ver os anjos e a noite a comer as estrelas do céu, que às vezes fazem azia. A galinha do mato faz das nuvens a sua casa e coleciona objetos brilhantes (como um olho de vidro do pirata da perna de pau!). Um dia, a savana onde viviam fica sem nuvens e o sol começa a secá-la. As duas amigas procuram nuvens em céus distantes e sopram-nas para a savana e, com um espirro, Olímpia consegue chuva suficiente para encher de verde a savana doente de seca.
Esta história é um excelente ponto de partida para explicar aos mais pequenos a questão das alterações climáticas e a importância da responsabilidade e consciencialização ambiental.
Esta obra está inserida no Plano Nacional de Leitura e nas metas curriculares do 2º ano.