"Viagem encantada"
A peça em causa critica vários problemas da sociedade atual, colocando pais a pensarem nalgumas questões como o abuso de poder, a amizade, a tolerância, o amor, a aceitação da diferença, a superação das dificuldades. A revista anda em torno de uma viagem, que leva os mais pequenos até ao universo dos filmes de animação e leva o restante público a refletir acerca de questões sérias e de interesse geral. Tal efeito é conseguido por uma apresentadora (participante da história) que vai alertando para as várias questões durante a sua intervenção.
A revista foi pensada e construída por Ana Oliveira, professora de canto, com textos por ela escritos. Os restantes participantes são quatro e são alunos de canto da dita professora. A conceção desta ideia, surge aquando da entrega da tese de mestrado em ensino da música acerca das vantagens dos alunos de canto pertencerem a grupos de teatro/teatro musical/revista.
Podemos considerar esta peça como um ensino multidisciplinar reunindo canto, dança e representação, sendo primordial no desenvolvimento dos alunos a nível psicossocial, cognitivo, musical e artístico. Esta interdisciplinaridade vai contribuir para formar músicos que consigam comunicar melhor artisticamente, transmitindo emoções, sentimentos, pensamentos, através da sua performance. É essencial, não só na disciplina de canto, mas em todas as relacionadas com a arte musical, que haja uma grande componente de linguagem artística, da expressividade, contribuindo para a formação de um músico com personalidade musical e mais presença em palco.
Ao trabalharmos o movimento corporal estamos a criar nos alunos uma consciência corporal e ao incorporarmos uma personagem estamos a utilizar uma das formas mais eficazes de aliviar tensões musculares e medos de palco. Assim, este projeto torna-se altamente rico e com inúmeras contribuições no processo ensino – aprendizagem.
Por último, terá também de os fazer refletir sobre as questões sociais abordadas, havendo lugar a uma tomada de consciência sobre a sociedade atual.