Ir para o Conteúdo Principal

Data & Hora

Local

  • Museu da Pedra, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça
~/Media/Upload/2021\202172215290_CartazMnmc404.jpg

Descrição

Composta por três dezenas de obras das mais representativas do acervo do Museu Nacional de Machado de Castro e complementada com esculturas das paróquias do Concelho de Cantanhede, esta exposição atesta a excelente plasticidade da Pedra de Ançã e revela-nos a perícia com que os mestres talharam este famoso calcário, legando-nos obras de indiscutível valor patrimonial.

O local escolhido para a organização desta exposição enfatiza o projeto de grande interesse pedagógico que o Museu da Pedra tem vindo a desenvolver na divulgação do importante património escultórico em Pedra de Ançã, matéria-prima que desempenhou um papel determinante na história da escultura portuguesa, durante os séculos XIV, XV e XVI. A centúria de Quatrocentos ficou especialmente marcada pelo vigor das oficinas de Coimbra e seus arredores, onde afluíam os mais talentosos lavrantes e escultores do país, e uma plêiade de hábeis canteiros. 

Esta exposição, que assinala igualmente a reabertura do Museu da Pedra após um período de requalificação do edifício, reforça os laços de colaboração institucional que têm vindo a ser firmados ao longo dos últimos vinte anos entre o Museu da Pedra e o Museu Nacional de Machado de Castro.

As peças expostas permitem-nos percorrer um trajeto de seiscentos anos, desde a austera arte românica dos inícios da Nacionalidade, passando pelas formas verticais e angulosas do gótico, desabrochando na harmoniosa estética renascentista e terminando nas rebuscadas e movimentadas curvas barrocas.




Contactos

  • Promotor: Município de Cantanhede