O “II Tocha Plogging” é um evento organizado pela Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha, tendo vários parceiros, nomeadamente o Município de Cantanhede, a Junta de Freguesia da Tocha, a Comunidade Local dos Baldios da Freguesia da Tocha, a Inova-EM, os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, o Atletismo Clube da Tocha, o Agrupamento de Escuteiros e o Agrupamento de Escolas Gândara Mar.
Consciente da importância da sua responsabilidade social, e no âmbito do seu plano de atividades, propôs-se desenvolver uma iniciativa solidária para angariação de fundos, que simultaneamente tenha uma vertente ambiental e também vocacionada para a promoção da saúde, surgindo o “II Tocha Plogging”.
Criada a partir da combinação das palavras em inglês “jogging” (corrida) e “plocka upp” (apanhar) em sueco, o plogging é a nova tendência de fitness que traz benefícios também ao ambiente e à sociedade.
O “II Tocha Plogging” irá decorrer na Praia da Tocha e imediações. Os participantes sairão em grupos para percursos previamente definidos, munidos de um saco de lixo e ao longo da sua corrida ou caminhada irão apanhar o lixo que encontrarem no seu percurso.