Cantanhede e a Expofacic em seis horas de emissão televisiva

Terá sido a edição do “Somos Portugal” que registou maior assistência de todas quantas já se realizaram de norte a sul do país. Os produtores do popular programa da TVI não escondiam a sua satisfação pela moldura humana em torno do palco colocado num dos topos do relvado do Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, a partir de onde foi conduzida a emissão de televisão que, em 4 de agosto, deu projeção a Cantanhede e à Expofacic durante seis horas, na estação televisiva líder de audiências em Portugal.

Este aspeto foi de resto salientado pelo presidente da Câmara Municipal, em entrevista à apresentadora Mónica Jardim, num direto a partir da tasquinha da Associação Recreativa e Cultural Amigos da Fontinha (ARCAF), cuja presidente, Ana Maria Silvestre Pessoa, falou da atividade da coletividade e da sua participação na Expofacic.

Acompanhado pela vice-presidente da autarquia, e pelo vereador da Cultura, Pedro Cardoso, João Moura referiu-se à Expofacic como a grande manifestação da identidade coletiva do concelho e uma eloquente demonstração da sua vitalidade económica e sociocultural.

A “Grande Festa da Bairrada” em Cantanhede no âmbito do “Somos Portugal teve início às 14h00, altura em que a cidade passou a ser cenário do programa conduzido por Mónica Jardim e Nuno Eiró e que envolveu o trabalho de uma vasta equipa de profissionais credenciados.

Para além dos diversos artistas populares que passaram pelo palco do “Somos Portugal”, houve diversos apontamentos sobre o concelho, com enfoque no património sociocultural, nas entidades associativas e em atividades económicas de relevo.

É de salientar que nos termos do cordo formalizado com a TVI, para a organização os custos resumem-se ao pagamento do alojamento e refeições da equipa de produção, bem como os decorrentes de algum apoio logístico que se revelou necessário.