Concurso público para construção do Centro Educativo de Cantanhede foi aprovado

A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou por unanimidade a abertura do concurso relativo à “Construção do Centro Educativo de Cantanhede”, obra que foi já submetida a uma candidatura para obtenção de financiamento comunitário, nomeadamente ao “Eixo Prioritário 3, Coesão Local e Urbana” do Mais Centro – QREN. O valor elegível é de 2.401.037 euros, nos termos do regulamento específico do programa “Requalificação da Rede Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar” (RE EDU).

Depois da construção dos novos centros educativos de Ançã e Cadima, a Câmara Municipal prossegue assim com o programa de requalificação da rede escolar do concelho, na perspetiva de que o investimento na educação é uma aposta estruturante para o futuro do concelho, processo em que a Câmara Municipal está muito empenhada, quer através do trabalho desenvolvido na ação social escolar, quer na valorização das condições em que decorre o processo de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, a autarquia entende que a edificação de novos centros educativos deve prosseguir de acordo com as disponibilidades financeiras da autarquia, pois reverte em grandes benefícios para as crianças, para as famílias e para os agentes educativos. O objetivo é a criação de igualdade de oportunidades no acesso a um ensino de qualidade para a totalidade dos alunos do município, no quadro dos novos desafios do sistema educativo.

No que diz respeito ao Centro Educativo de Cantanhede, trata-se de um estabelecimento dimensionado para suprir as atuais limitações dos estabelecimentos de ensino existentes na cidade ao nível da educação pré-escolar e do 1.º CEB, bem como para dar resposta cabal à evolução da população escolar prevista na Carta Educativa do Município, documento orientador do planeamento dos investimentos estruturantes a realizar pela autarquia neste campo.

A construção do novo complexo educativo está prevista para um terreno contíguo ao atual Campus Escolar de Cantanhede, no qual ficará integrado, junto ao parque urbano da cidade e nas imediações de vários equipamentos desportivos importantes, como as Piscinas Municipais, a Escola Municipal de Ténis e o Pavilhão Marialvas.
Trata-se de um equipamento coletivo concebido de acordo com as disposições regulamentares aplicáveis e terá uma estrutura funcional que cumpre as mais rigorosas normas para este género de instalações, de modo a proporcionar condições físicas, espaciais e materiais adequadas às novas exigências pedagógicas dos níveis de ensino a que se destina.

Em termos arquitetónicos, o edificado projetado terá dois pisos de cércea com implantação que promove o diálogo com a envolvente de acordo com uma lógica urbanística de continuidade e articulação com os elementos construtivos e paisagísticos existentes. A sua estrutura é modular, em L, com um pátio de recreio mais reservado no interior, enquanto a sua distribuição longitudinal ao longo do terreno permite usufruir da vista sobre o parque verde, ao mesmo tempo que proporciona a espaços diferenciados de recreio e lazer para as duas valências escolares: jardim de Infância e 1.º CEB.

Os dois módulos do edifício são de base retangular, com implantação numa superfície de  1650 m2 de superfície, sendo o total da área bruta de construção de 3.300 de m2. Ao nível da organização do espaço interior, será constituído por várias salas de aula, espaços para atividades, sala polivalente, cozinha e economato, sala de professores com zona de atendimento aos pais, bem como biblioteca e sanitários de apoio, incluindo para pessoas de mobilidade condicionada.

De acordo com o que consta no projeto, houve a preocupação “de estruturar o novo Centro Educativo em diversos ambientes, diferenciados e separados, em detrimento de espaços de grandes dimensões, procurando uma relação e escala de maior harmonia entre os educadores e educandos. A criança é integrada num grande equipamento escolar, mas em moldes que lhe facilitam a perceção do seu espaço educativo e o reforço das relações sociais com os seus colegas”.