Cerca de cem crianças participaram no “Encontro com o escritor Miguel Babo”

Cerca de uma centena de alunos de escolas do ensino básico do concelho de Cantanhede participaram no “Encontro com o escritor Miguel Babo” promovido pela Biblioteca Municipal de Cantanhede. A iniciativa desenrolou-se em duas sessões que decorreram no auditório deste equipamento cultural, ontem, 18 de março, a primeira para as crianças oriundas dos estabelecimentos de ensino de Bolho, Cordinhã, Murtede, Sepins e Varziela, a segunda para as das escolas da Gesteira e da Tocha.

Na jornada inaugural esteve presente o vereador da Cultura, Pedro Cardoso, que na ocasião sublinhou «a importância do programa de incentivo à leitura que a Biblioteca Municipal tem vindo a desenvolver com a participação de autores portugueses e agradeceu a Miguel Babo a disponibilidade em colaborar nesta ação cultural que contribui para o enriquecimento cultural das crianças e jovens do concelho».

Segundo o autarca, «esta é seguramente uma boa forma de os estimular a ler, o que, face às solicitações com que são diariamente confrontados, tem que ser valorizado na perspetiva de que é um fator crucial na formação dos mais novos para os valores do humanismo e da cidadania».

Por seu lado, Miguel Babo falou da sua experiência de escritor, das motivações que o levam a escrever e do modo como desenvolve as suas narrativas, bem como das circunstâncias e dos fatores que condicionam esse processo. No final, os alunos participantes questionaram o autor sobre aspetos da sua vida e da sua obra, suscitando assim o debate em torno de questões literárias importantes do ponto de vista pedagógico.

Miguel Babo nasceu na Figueira da Foz, em 1965. Licenciado em Engenharia Química, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, possui uma pós-graduação em Marketing e Gestão Económica, pela Universidade de Vaasa, na Finlândia.

Miguel Babo tem feito trabalhos como produtor de moda e ator e participado em espectáculos musicais, de teatro e de cinema, bem como em diversos eventos culturais, nomeadamente como exímio jogador de Xadrez.
Autor de vários argumentos para trabalhos de cinema independente, Miguel Babo apresentou o argumento “Sem Regresso”, um dos trabalhos vencedores no concurso de argumentistas Aqui/ Here.

Em 2010, Miguel Babo teve uma participação especial como ator no filme “Fugiu Peter Pan” e, já este ano, no filme “Geme La Vie de Luís Albuquerque”, na curta-metragem que realizou, “O Condenado”.

Como realizador e para além da curta-metragem atrás mencionada, realizou os documentários “O Assalto ao Quartel de Beja”, “Coimbra - o Canto, a Guitarra e a Poesia”, “Figueira Balnear Desaparecida” e, ainda, as curtas-metragens “Amanhã” e “Ensaios Contra a Intermitência da Cegueira”. Miguel Babo é encenador e ator da peça, atualmente em cena, “As Muralhas de Elsinore”, da autoria de Hugo Barreiros.

Miguel Babo é autor de várias publicações, das quais se destacam “Da Universidade de Coimbra e dos TS que por lá andam” (manifesto), “Quando As Almas Se Despem” (romance), “O Rei Não Tomba” (contos) e a edição bilingue “Xadrez : criatividade em papel : faça você”.

Na área infantil e juvenil, Miguel Babo publicou dois títulos: “Pivete, o Pequeno Corsário” e “A história do Rei Elias”, este último várias vezes encenado em teatro infantil.