Segundo maior laboratório de processamento de células estaminais da Europa está em Cantanhede

O Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional veio a Cantanhede inaugurar as novas instalações do maior laboratório de processamento e armazenamento de amostras de células estaminais da Península Ibérica e o segundo maior da Europa. Foi em 16 de janeiro que Miguel Poiares Maduro esteve no Biocant Park a assinalar o investimento da Crioestaminal, banco de células estaminais fundado em 2003, por um grupo de jovens investigadores portugueses, e cuja atividade se reparte hoje por Portugal, Espanha e Itália. O acontecimento teve como anfitrião André Gomes, CEO da empresa, e contou também com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, do presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, entre outros convidados representantes de diversas entidades.

Na ocasião, o Ministro Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional destacou a importância o investimento da Crioestaminal no reforço da sua atividade e considerou o Biocant Park um «exemplo de competitividade inteligente e um modelo do que os fundos comunitários devem apoiar, pois acrescentam valor e promovem a internacionalização da economia». Segundo Poiares Maduro «o que Portugal precisa é de uma economia competitiva à escala global, só uma economia assente na exportação de bens e serviços pode crescer com sustentabilidade, e o parque de biotecnologia aqui em Cantanhede é uma iniciativa de visão, uma iniciativa com alto valor para a região e que deve ser encarado como exemplo para todo o país».

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal enalteceu «a administração e os acionistas da Crioestaminal pelo investimento realizado para reforçar a atividade da empresa, redimensionando a apreciável expressão internacional que já detém num mercado cada vez mais competitivo».

João Moura sublinhou «a relevância de mais este passo da parte de uma empresa criada por jovens empreendedores portugueses que resolveram tirar partido da formação que adquiriram nas nossas universidades para serem pioneiros na criação do primeiro banco familiar de criopreservação de células estaminais em Portugal» e assinalou o facto de tal iniciativa ter «suscitado o interesse em investidores institucionais, consubstanciando-se na maior unidade no género da Península Ibérica e uma das mais importantes a nível europeu».

Segundo o autarca, «a circunstância de estar sedeado em Cantanhede o segundo maior laboratório da Europa de processamento e armazenamento de amostras de células estaminais é algo a que atribuímos grande significado, não apenas por quilo que representa do ponto de vista da capacidade instalada da empresa para aquela que é a sua principal atividade, mas também pelas novas perspetivas que se abrem com o já anunciado desenvolvimento de outros serviços, incluindo terapias celulares inovadoras».

O novo laboratório da Crioestaminal está equipado para receber e processar mais amostras, triplicando a capacidade de armazenamento, permitindo explorar oportunidades em novos mercados. A sua criação insere-se num plano de investimentos de dois milhões de euros a realizar entre 2014 a 2016, com objetivo de alargar as soluções disponíveis no mercado, contempla uma nova área que poderá ser utilizada no futuro para produção de terapias celulares, e pretende contribuir de forma ativa para a evolução da ciência na área da terapia celular.

André Gomes, CEO da empresa lembrou que «há 12 anos quando criámos a Crioestaminal, assumimos um compromisso público de promover as células estaminais, um setor com muitos desafios. Hoje, estamos entusiasmados com tudo o que alcançámos em Portugal. O novo laboratório cumpre essa premissa, permitirá dar resposta à crescente procura dos pais e projeta-nos para o futuro».

Aquele responsável adiantou ainda que «em 2015 queremos continuar o trabalho que temos vindo a desenvolver na área da investigação e estão previstos vários projetos. Estamos a investir em parcerias, em novos desafios e em recursos humanos, com a contratação de dez novos profissionais altamente qualificados, para dar resposta ao aumento do laboratório».