Taça de Portugal Feminina disputou-se em Cantanhede

O concelho de Cantanhede recebeu, na manhã deste domingo, 12 de março, a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa em ciclismo, competição que mobilizou forte assistência popular ao longo do percurso de 79,5 quilómetros.

Organizada no âmbito de uma parceria da Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação Desportiva Cantanhede Cycling, com apoio da Câmara Municipal, a prova reuniu cerca de 120 ciclistas nas categorias de elites, sub-23, juniores, cadetes e masters. 

A presidente da autarquia, Helena Teodósio, acompanhou o pelotão numa das viaturas dos comissários técnicos e esteve presente nas cerimónias protocolares de entrega de prémios. Em mensagem dirigida aos atletas, a líder do executivo camarário manifestou-se “confiante no seu entusiasmo, motivação e desportivismo, dignificando os clubes que representam e o desporto em geral. Estou também segura de que a Associação Desportiva Cantanhede Cycling tudo fez para proporcionar as melhores condições de participação às equipas, como aliás se depreende do extremoso cuidado organizativo que transparece do programa de um circuito que inclui passagem por todas as freguesias do Município”, referiu a autarca,  enaltecendo “o facto de aquela entidade abraçar este desafio de voltar a colocar Cantanhede no mapa das competições de ciclismo, neste caso como corolário do excelente trabalho de formação que tem vindo a desenvolver nos escalões jovens”.

Na prova de elites, o triunfo pertenceu a Cristiana Valente (Glassdrive-Chanceplus-Allegro), que mercê da sua experiência e valia demonstrada ao longo dos anos nas várias categorias, se impôs nos 79,5 km do percurso com o tempo de 2.00,05 h, seguida de Katiuska Rodriguez (Maiatos) a 42 segundos e Liliana Jesus (Extremosul/ Hotel Alísios/CA Terras do Arade) a 44 segundos, que completaram o pódio.

Mariana Líbano (Soltec Team Costa Cálida) foi a melhor das sub-23, concluindo a corrida também isolada na respetiva categoria. A atleta que se encontra no primeiro ano do escalão, gastou 2h01m44s para cobrir o percurso, menos 55 segundos do que Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) e menos 56 segundos do que Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), segunda e terceira, respetivamente, num pelotão que reuniu 41 ciclistas.

Na categoria de juniores assistiu-se a uma chegada ao sprint entre seis corredoras, com a vitória a sorrir a Margarida Teodósio, que cumpriu com a menos uma volta ao circuito, de 63,1 quilómetros em 1h32m47s, seguida por Raquel Dias e Mayra Silva, respetivamente. Recorde-se que as três ciclistas são atletas do Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade.

O desfecho dos 45,5 quilómetros da corrida de cadetes também foi ao sprint. Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) levou a melhor sobre Margarida Vasconcelos (Axpo/FristBike Team/Vila do Conde) e Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela - ADRT), que completaram o pódio na segunda e terceira.

As vencedoras nas categorias de veteranas foram a master 30 Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM), a master 40 Ana Neves (Bike & Nutrition Shop), a master 50 Rosa Marques (União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca) e a master 60 Leontina Palhas (Vertentability/CRG).
A Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arada impôs-se por equipas, seguido formações da Glassdrive/Chanceplus/Allegro e dos Maiatos.

As próximas provas da Taça de Portugal disputam-se nos dias 22 e 23 de abril em Albufeira e Moura.   

Francisco Alves vence em casa
Francisco Alves, ciclista da Cantanhede Cycling/2W Engenharia, foi o grande vencedor da Prova de Abertura de Cadetes, percorrendo a distância 77,8 quilómetros em 2h06m27s.

A correr pela formação de Cantanhede, Francisco Alves foi o mais rápido do grupo de três corredores que se distanciou da concorrência para discutir a prova ao sprint. Seguiram-se José Salgueiro (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), com o mesmo tempo do vencedor, e Gonçalo Costa (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), a 4 segundos. O terceiro lugar da classificação absoluta deu a Gonçalo Costa a vitória entre os cadetes de primeiro ano.

A Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact ganhou todas as outras classificações, conquistando o prémio de montanha através de José Salgueiro e as metas volantes por Gonçalo Rodrigues.

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo