A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, recebeu esta segunda-feira, 17 de abril, nos Paços do Concelho, o seu homólogo do município brasileiro de Pontalina, do Estado de Goiás.Esta recepção é resultado do desejo formulado pelo autarca brasileiro em conhecer as políticas municipais de Cantanhede para o setor da Educação, ainda que outras áreas tenham sido referidas na sessão por Helena Teodósio.Acompanhada pelo vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, que mais tarde reuniria com a comitiva brasileira, à semelhança do que já fizera noutras sessões online, para dar a conhecer o projeto educativo em curso, a edil cantanhedense garantiu que “Cantanhede quer ser um município de referência” no que diz respeito ao desenvolvimento económico e social, destacando a dinâmica das zonas industriais, a aposta nos espaços verdes ou a intensa agenda cultural e desportiva.Na Educação, área na qual o Município recebeu recentemente competências do Estado, a autarca deu conta que é um pilar estruturante na governação local, referindo mesmo que “deveria ser uma aposta forte do país”.“Os investimentos que temos vindo a fazer na Educação falam por si, nomeadamente na requalificação dos equipamentos educativos”, sublinhou.Já o seu homólogo de Pontalina, Edson Guimarães Faria, agradeceu a disponibilidade da autarquia em partilhar as boas práticas nos diversos domínios da administração local, referindo que também o executivo que lidera “dá uma grande importância” à Educação, daí “a necessidade de conhecer, in loco, políticas que Cantanhede está a implementar neste domínio”.A reunião de trabalho com o vice-presidente Pedro Cardoso, que tutela o pelouro da Educação, incluiu a visita a um centro escolar, para conhecer os equipamentos educativos, as dinâmicas, a organização e a visão que o Município tem para esta“área que é fundamental para abrir as portas para o futuro”.Como referiu o vice-presidente, “o concelho de Cantanhede, ao longo dos anos, tem investido de forma concertada e sustentada numa educação de referência, na construção de uma escola de qualidade, pelo que não nos surpreende a escolha para vir conhecer as políticas educativas nesta área”.“Em sessões anteriores, demos nota de como continuamos empenhados e comprometidos em fazer deste território um centro de aprendizagem para todos, um verdadeiro território educativo, em concertação com todos os agentes educativos, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida”, concluiu.