Sessão de cinema ao ar livre em frente ao Hospital de Cantanhede

A próxima sessão das “4ª Clássicas” decorre sexta-feira, 2 de junho, pelas 21h30, no parque em frente ao Hospital de Cantanhede. Com entrada gratuita, marca o início da parceria com a recém-criada Liga dos Amigos do Hospital de Cantanhede. 

Segundo a organização, “os pacientes, visitas e família poderão acompanhar a sessão a partir das janelas dos quartos que nessa noite se transformarão em camarotes de um cineteatro, com o público em geral a ficar em cadeiras, em baixo, na plateia.

Na sessão vão ser apresentadas várias curtas-metragens incluídas no projeto “Docs Herança Bairrada”, tais como “Gente, coisas e memórias” (2021), de Vasco Espinhal Otero, “A Tremoceira de Cadima, Tremoço o Marisco dos Pobres” (2022), de Paulo Perdiz e Guilherme Ferro, “Moro à Beira do Mar” (2021), de Vasco Espinhal Otero, “O Senhor Óscar das Bicicletas” (2022), de Artur Castro e Pedro Dias, “A Festa do Bunho e do Junco” (2022), de Artur Castro, e “Máscara de Cortiça” (2020), de Tiago Cerveira. 

A sessão contará ainda com mais uma extensão do Marmostra (Festival Internacional de curtas-metragens da Praia da Tocha), organizado pela Associação de Moradores da Praia da Tocha, com a apresentação dos filmes “Avisos” (2019), de Rui Duque, “A Terra das Almas Trabalhadoras” (2021), de Mohammad Hasani, e “O Protesto dos Peixes” (2019), de Paulo Delgado.

Recorde-se que as sessões de cinema e de cine-concertos das "4ª Clássicas" ocorrem desde 2016, estando o projeto no seu oitavo ano de programação mensal. Esta iniciativa em Cantanhede decorre com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada (cuja secção de Cantanhede está sediada na Lúcia Lima Associação Cultural – Cadima) e da Associação fotografARTE, contando com o apoio do Município de Cantanhede, União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Unidade Pastoral de Cantanhede, Cinemusicorium e Coletivo Artístico Efervescente.