“Dias nas Dioceses” reuniram 1.500 pessoas em Cantanhede

Cerca de 1.500 pessoas estiveram envolvidas nas atividades que decorreram em Cantanhede no âmbito dos “Dias nas Dioceses”, o encontro que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Durante seis dias, jovens oriundos de França, Itália, Espanha, Polónia, Letónia, Brasil e Venezuela participaram nas atividades dinamizadas pelos Comités Organizadores Territoriais do concelho de Cantanhede - COT Inspira-te, COT Di-Vino e COT Gandarês.

Para além de momentos de oração, vigílias, recitação do terço e celebrações litúrgicas, foram proporcionados aos jovens peregrinos diversos momentos de lazer, como um peddy paper, percursos pedestres, workshops culinários com base nos produtos regionais, oficinas de dança e música tradicional, concertos, pesca artesanal (arte xávega), bodyboard ou zumba.

No dia da chegada a Cantanhede, 26 de julho, os jovens tiverem momentos de boas-vindas vindas nos três COT.

O COT Inspira-te integrou os jovens na vivência comunitária, durante a passagem da bandeira de S. Tomé, tendo decorrido um jantar partilhado, com as famílias de acolhimento.

No dia seguinte, realizou-se o Momento JMJ na Expofacic, em que todos os participantes estiveram presentes para um encontro no relvado do recinto, com o Dj Miguel Baptista. Depois, os jovens assistiram ao concerto da Banda da Paróquia, no palco principal. Este momento constituiu uma verdadeira festa, cheia de alegria e colorido contagiantes.

A 28 de julho realizou-se um mega piquenique no parque de merendas da Praia da Tocha, organizado pelo COT Di-Vino, que contou com a colaboração das 10 freguesias que o integram (Cadima, Cordinhã, Murtede, Ourentã, Sanguinheira, Tocha, Cantanhede e Pocariça, Covões e Camarneira, Portunhos e Outil, e Sepins e Bolho) e uma Oração Mariana no Santuário de Nossa Senhora D’Atocha. Nesse dia realizou-se ainda um concerto no Pavilhão Multiusos de Febres, organizado pelo COT Gandarês.

No dia 29, foi dia da visita a Coimbra, aos seus monumentos e espaços culturais, decorrendo depois um encontro na Praça da Canção, onde convergiram todos os participantes, para participarem no For God Shake Festival.
A 30 de julho realizou-se a Festa de Envio, no Parque Urbano de S. Mateus, que juntou peregrinos, famílias de acolhimento e voluntários, momento esse que contou com o Dj Miguel Baptista, resultando num momento vibrante de alegria e partilha.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Juventude, Pedro Cardoso, “estes foram dias muito especiais, intensos, marcantes e significativos”.

“Deixaram marcas em quem foi acolhido e de forma especial em quem acolheu, o que vai ter consequências positivas nas dinâmicas das unidades pastorais. Os COT Di-Vino, Inspira-te e o Gandarês, os inúmeros voluntários e as famílias de acolhimento, fizeram um trabalho fantástico, proporcionaram uma experiência de acolhimento, encontro, partilha, oração, vivência da fé, conhecimento da nossa vida eclesial, mas também a nossa riqueza cultural e patrimonial”, referiu.

O autarca sublinhou ainda que os jovens peregrinos oriundos dos mais diversos pontos do mundo que participaram nos “Dias na Diocese”, nas paróquias do concelho de Cantanhede, partiram rumo a Lisboa, para o tão esperado encontro com o Papa, “muito gratos pelo acolhimento feito, encantados e felizes, o que demonstra que soubemos acolher”.