“Identidade Visual ao Longo dos Tempos” decorreu no Museu da Pedra

“Identidade Visual ao Longo dos Tempos” foi o mote para uma palestra de Daniel Raposo, professor e designer, com a presença de cerca de uma centena de pessoas que se deslocaram ao auditório do Museu da Pedra.

A temática da palestra abordou, sob uma perspetiva evolutiva, a identidade visual em diferentes épocas e contextos, recorrendo para o efeito a alguns exemplos dos mais impactantes símbolos gráficos desde as civilizações antigas até ao séc. XXI.

Após uma retrospetiva histórica, o investigador na área do Design de Identidade e Imagem Corporativa, apresentou alguns projetos de identidade visual, como por exemplo a marca “Porto.”, vencedora do prémio principal (Best of Show) dos European Design Awards 2015 (ED-Awards), assim como o símbolo da marca “MTV”, que ao longo de vários anos tem representado de forma dinâmica uma das maiores indústrias mundiais de música.

O prestigiado designer referiu que «O Homem é um ser simbólico na vivência em sociedade!». Acrescentando ainda que «o indivíduo cria um universo de símbolos que, pela sua importância, são representados graficamente para comunicar, diferenciar, identificar e persuadir».

Com a dinamização a cargo do designer Pedro Ramos e com a abertura da sessão de abertura ao cargo do vereador com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, esta iniciativa visou dar a conhecer de uma forma mais profunda a importância da identidade visual na vida quotidiana do Homem num meio social em constantes transformações.

Pedro Cardoso destacou a «importância deste tipo de iniciativas na programação cultural, sublinhando o carácter inovador da temática escolhida». Salientando ainda «o interesse educativo deste tipo de sessões para o público escolar, numa perspetiva de proporcionar mais espaços de formação complementares ao currículo».

A satisfação dos presentes foi notória congratularam-se com a realização desta inovadora sessão, destacando alguns pretendem seguir esta área do saber e retiraram daqui ilações muito proveitosas em relação ao seu futuro. Foi também lançada a ideia para a dinamização sessões semelhantes e para que investigadores de referência se desloquem a Cantanhede para partilharem os seus conhecimentos, enriquecendo os profissionais da área e demais interessados.

Sobre Daniel Raposo

Daniel Raposo é doutor em Design com a Tese “A letra como signo de identidade Visual Corporativa”, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde é investigador do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design. Encontra-se a desenvolver uma investigação Pós-Doc intitulada “Posicionamento Gráfico da Marca. A compreensão e percepção de valor nos signos de identidade visual.”Palestra sobre Identidade Visual.

Dedica-se ao estudo do design desde 1993, sendo técnico de design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco; licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, Variante Design Gráfico e Publicidade (ESTGP); mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro, onde defendeu a dissertação intitulada "Gestão de Identidade Corporativa: do signo ao código".

Reside na cidade de Castelo Branco onde é docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Entre 2006 e 2010 foi diretor do curso de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual, e de 2010 a 2014 foi diretor do Mestrado em Design Gráfico do IPCB/ ESART em associação com a FAUTL.

Membro e fundador da Associação Nacional de Designers da qual foi secretário de Direção e Presidente da Assembleia Geral, sendo atualmente vogal do Conselho Técnico e Deontológico. Desenvolveu atividade profissional como Designer de Comunicação por conta de outrem e em regime freelancer.

Enquanto investigador, procura manter uma atividade regular ao nível da participação em congressos e publicações com peer review, mas também de livros, com destaque para os seguintes:

– Capítulo do livro “Ver, oír y sentir letras”, publicado em Bilbao, Espanha;

– autor do livro de “Design de Identidade e Imagem Corporativa” das Edições IPCB;

– coautor com Joan Costa, do livro “A rebelião dos signos. A alma da letra” publicado em 2008 na Argentina pela Editorial La Crujía, no ano de 2010 em Portugal pela Dinalivro Edições em em formato ePub em 2013.

– Capítulo do livro “Communication efficiency and inclusiveness in the Corporate Visual Identity”, a publicar em 2016, na Florida, EUA: CRC Press – Taylor.

– Capítulo do livro “Perceptive and Ergonomics concerns in Corporate Visual Identity”, publicado em 2012 na Florida, EUA: CRC Press – Taylor.

Membro convidado do conselho científico de coleções, jornais e revistas dedicadas à investigação em design como:

– revista euromediterrânica I+Diseño editada em Málaga (Espanha);

– Revista Brasileira “Educação Gráfica” editada pela UNESP;

– Revista Científica Imagem, da Faculdade da Serra Gaúcha (Brasil);

– BrandTrends Journal da Associação Internacional de Investigadores em Branding;

– Coleção Editorial de Franco Angeli “Culture del design” (Itália);

– Journal of Materials and Design da Elsevier, Impact Factor: 3.171;

– Revista Icono14 – Revista de Comunicación y Tecnologías Emergentes.

– Desde 2006 que é diretor editorial da “Convergências – Revista de investigação e ensino das artes” e desde 2008 um dos coordenadores da coleção de livros “Design, Comunicação e Publicidade”, da Dinalivro Edições.