“Identidade Visual ao Longo dos Tempos” foi o mote para uma palestra de Daniel Raposo, professor e designer, com a presença de cerca de uma centena de pessoas que se deslocaram ao auditório do Museu da Pedra. A temática da palestra abordou, sob uma perspetiva evolutiva, a identidade visual em diferentes épocas e contextos, recorrendo para o efeito a alguns exemplos dos mais impactantes símbolos gráficos desde as civilizações antigas até ao séc. XXI. Após uma retrospetiva histórica, o investigador na área do Design de Identidade e Imagem Corporativa, apresentou alguns projetos de identidade visual, como por exemplo a marca “Porto.”, vencedora do prémio principal (Best of Show) dos European Design Awards 2015 (ED-Awards), assim como o símbolo da marca “MTV”, que ao longo de vários anos tem representado de forma dinâmica uma das maiores indústrias mundiais de música. O prestigiado designer referiu que «O Homem é um ser simbólico na vivência em sociedade!». Acrescentando ainda que «o indivíduo cria um universo de símbolos que, pela sua importância, são representados graficamente para comunicar, diferenciar, identificar e persuadir». Com a dinamização a cargo do designer Pedro Ramos e com a abertura da sessão de abertura ao cargo do vereador com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, esta iniciativa visou dar a conhecer de uma forma mais profunda a importância da identidade visual na vida quotidiana do Homem num meio social em constantes transformações. Pedro Cardoso destacou a «importância deste tipo de iniciativas na programação cultural, sublinhando o carácter inovador da temática escolhida». Salientando ainda «o interesse educativo deste tipo de sessões para o público escolar, numa perspetiva de proporcionar mais espaços de formação complementares ao currículo». A satisfação dos presentes foi notória congratularam-se com a realização desta inovadora sessão, destacando alguns pretendem seguir esta área do saber e retiraram daqui ilações muito proveitosas em relação ao seu futuro. Foi também lançada a ideia para a dinamização sessões semelhantes e para que investigadores de referência se desloquem a Cantanhede para partilharem os seus conhecimentos, enriquecendo os profissionais da área e demais interessados. Sobre Daniel Raposo Daniel Raposo é doutor em Design com a Tese “A letra como signo de identidade Visual Corporativa”, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde é investigador do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design. Encontra-se a desenvolver uma investigação Pós-Doc intitulada “Posicionamento Gráfico da Marca. A compreensão e percepção de valor nos signos de identidade visual.”Palestra sobre Identidade Visual. Dedica-se ao estudo do design desde 1993, sendo técnico de design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco; licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, Variante Design Gráfico e Publicidade (ESTGP); mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro, onde defendeu a dissertação intitulada "Gestão de Identidade Corporativa: do signo ao código". Reside na cidade de Castelo Branco onde é docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Entre 2006 e 2010 foi diretor do curso de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual, e de 2010 a 2014 foi diretor do Mestrado em Design Gráfico do IPCB/ ESART em associação com a FAUTL. Membro e fundador da Associação Nacional de Designers da qual foi secretário de Direção e Presidente da Assembleia Geral, sendo atualmente vogal do Conselho Técnico e Deontológico. Desenvolveu atividade profissional como Designer de Comunicação por conta de outrem e em regime freelancer. Enquanto investigador, procura manter uma atividade regular ao nível da participação em congressos e publicações com peer review, mas também de livros, com destaque para os seguintes: – Capítulo do livro “Ver, oír y sentir letras”, publicado em Bilbao, Espanha; – autor do livro de “Design de Identidade e Imagem Corporativa” das Edições IPCB; – coautor com Joan Costa, do livro “A rebelião dos signos. A alma da letra” publicado em 2008 na Argentina pela Editorial La Crujía, no ano de 2010 em Portugal pela Dinalivro Edições em em formato ePub em 2013. – Capítulo do livro “Communication efficiency and inclusiveness in the Corporate Visual Identity”, a publicar em 2016, na Florida, EUA: CRC Press – Taylor. – Capítulo do livro “Perceptive and Ergonomics concerns in Corporate Visual Identity”, publicado em 2012 na Florida, EUA: CRC Press – Taylor. Membro convidado do conselho científico de coleções, jornais e revistas dedicadas à investigação em design como: – revista euromediterrânica I+Diseño editada em Málaga (Espanha); – Revista Brasileira “Educação Gráfica” editada pela UNESP; – Revista Científica Imagem, da Faculdade da Serra Gaúcha (Brasil); – BrandTrends Journal da Associação Internacional de Investigadores em Branding; – Coleção Editorial de Franco Angeli “Culture del design” (Itália); – Journal of Materials and Design da Elsevier, Impact Factor: 3.171; – Revista Icono14 – Revista de Comunicación y Tecnologías Emergentes. – Desde 2006 que é diretor editorial da “Convergências – Revista de investigação e ensino das artes” e desde 2008 um dos coordenadores da coleção de livros “Design, Comunicação e Publicidade”, da Dinalivro Edições.
“Identidade Visual ao Longo dos Tempos” foi o mote para uma palestra de Daniel Raposo, professor e designer, com a presença de cerca de uma centena de pessoas que se deslocaram ao auditório do Museu da Pedra.
A temática da palestra abordou, sob uma perspetiva evolutiva, a identidade visual em diferentes épocas e contextos, recorrendo para o efeito a alguns exemplos dos mais impactantes símbolos gráficos desde as civilizações antigas até ao séc. XXI.
Após uma retrospetiva histórica, o investigador na área do Design de Identidade e Imagem Corporativa, apresentou alguns projetos de identidade visual, como por exemplo a marca “Porto.”, vencedora do prémio principal (Best of Show) dos European Design Awards 2015 (ED-Awards), assim como o símbolo da marca “MTV”, que ao longo de vários anos tem representado de forma dinâmica uma das maiores indústrias mundiais de música.
O prestigiado designer referiu que «O Homem é um ser simbólico na vivência em sociedade!». Acrescentando ainda que «o indivíduo cria um universo de símbolos que, pela sua importância, são representados graficamente para comunicar, diferenciar, identificar e persuadir».
Com a dinamização a cargo do designer Pedro Ramos e com a abertura da sessão de abertura ao cargo do vereador com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, esta iniciativa visou dar a conhecer de uma forma mais profunda a importância da identidade visual na vida quotidiana do Homem num meio social em constantes transformações.
Pedro Cardoso destacou a «importância deste tipo de iniciativas na programação cultural, sublinhando o carácter inovador da temática escolhida». Salientando ainda «o interesse educativo deste tipo de sessões para o público escolar, numa perspetiva de proporcionar mais espaços de formação complementares ao currículo».
A satisfação dos presentes foi notória congratularam-se com a realização desta inovadora sessão, destacando alguns pretendem seguir esta área do saber e retiraram daqui ilações muito proveitosas em relação ao seu futuro. Foi também lançada a ideia para a dinamização sessões semelhantes e para que investigadores de referência se desloquem a Cantanhede para partilharem os seus conhecimentos, enriquecendo os profissionais da área e demais interessados.
Sobre Daniel Raposo
Daniel Raposo é doutor em Design com a Tese “A letra como signo de identidade Visual Corporativa”, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde é investigador do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design. Encontra-se a desenvolver uma investigação Pós-Doc intitulada “Posicionamento Gráfico da Marca. A compreensão e percepção de valor nos signos de identidade visual.”Palestra sobre Identidade Visual.
Dedica-se ao estudo do design desde 1993, sendo técnico de design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco; licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, Variante Design Gráfico e Publicidade (ESTGP); mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro, onde defendeu a dissertação intitulada "Gestão de Identidade Corporativa: do signo ao código".
Reside na cidade de Castelo Branco onde é docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Entre 2006 e 2010 foi diretor do curso de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual, e de 2010 a 2014 foi diretor do Mestrado em Design Gráfico do IPCB/ ESART em associação com a FAUTL.
Membro e fundador da Associação Nacional de Designers da qual foi secretário de Direção e Presidente da Assembleia Geral, sendo atualmente vogal do Conselho Técnico e Deontológico. Desenvolveu atividade profissional como Designer de Comunicação por conta de outrem e em regime freelancer.
Enquanto investigador, procura manter uma atividade regular ao nível da participação em congressos e publicações com peer review, mas também de livros, com destaque para os seguintes:
– Capítulo do livro “Ver, oír y sentir letras”, publicado em Bilbao, Espanha;
– autor do livro de “Design de Identidade e Imagem Corporativa” das Edições IPCB;
– coautor com Joan Costa, do livro “A rebelião dos signos. A alma da letra” publicado em 2008 na Argentina pela Editorial La Crujía, no ano de 2010 em Portugal pela Dinalivro Edições em em formato ePub em 2013.
– Capítulo do livro “Communication efficiency and inclusiveness in the Corporate Visual Identity”, a publicar em 2016, na Florida, EUA: CRC Press – Taylor.
– Capítulo do livro “Perceptive and Ergonomics concerns in Corporate Visual Identity”, publicado em 2012 na Florida, EUA: CRC Press – Taylor.
Membro convidado do conselho científico de coleções, jornais e revistas dedicadas à investigação em design como:
– revista euromediterrânica I+Diseño editada em Málaga (Espanha);
– Revista Brasileira “Educação Gráfica” editada pela UNESP;
– Revista Científica Imagem, da Faculdade da Serra Gaúcha (Brasil);
– BrandTrends Journal da Associação Internacional de Investigadores em Branding;
– Coleção Editorial de Franco Angeli “Culture del design” (Itália);
– Journal of Materials and Design da Elsevier, Impact Factor: 3.171;
– Revista Icono14 – Revista de Comunicación y Tecnologías Emergentes.
– Desde 2006 que é diretor editorial da “Convergências – Revista de investigação e ensino das artes” e desde 2008 um dos coordenadores da coleção de livros “Design, Comunicação e Publicidade”, da Dinalivro Edições.