The Cranberries são cabeça de cartaz da Expofacic/2017

Está confirmado. The Cranberries são cabeça de cartaz da Expofacic (27 de julho a 6 de agosto). A banda irlandesa sobe ao palco do certame em 3 de agosto, a culminar a preenchidíssima agenda de uma tournée europeia que inclui atuações em Berlim, Paris, Bruxelas, Amsterdão, Londres, Milão e Madrid, entre outras grandes cidades do velho continente.

A avaliar pela força mobilizadora que o grupo tem evidenciado, o concerto de Cantanhede deixa antever uma assistência sem precedentes na Expofacic, tanto mais que a sua sonoridade bem distintiva no panorama da música internacional tem em Portugal uma imensa legião de fiéis seguidores. Reconhecidos pelo inconfundível estilo vocal céltico da voz de Dolores O'Riordan e pela singularidade "indie" da guitarra de Noel Hogan, The Cranberries integram ainda o baixista Mike Hogan e o baterista Fergal Lawler, mantendo a formação original que se tornou legendária um pouco por todo o mundo.

Uma viagem à dimensão mítica do rock é o que aguarda o público que em 3 de agosto se deslocar ao Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, quando o som vibrante e sedutor de temas como Linger, Zombie, Dreams, Promises ou Ode To My Family irromper pelo recinto. Estes e outros greatest hits são de resto a base da tournée de verão, cujo alinhamento deixa antever um espetáculo memorável, recuperando a fantasia de um universo musical que alcançou quatro top 20 álbuns na Billboard 200 e oito top 20 singles na Modern Rock Tracks, além da inclusão em bandas sonoras de filmes como Missão Impossível, You've Got Mail e Prêt-a-Porter, bem como de séries de televisão tão relevantes como The Sopranos, Beverly Hills 90210 e Malibu Shores.

AGIR, Áurea, Diego Miranda, KURA, Jimmy P e Virgul também confirmados no cartaz

Além da contratação dos The Cranberries, a comissão organizadora da Expofacic já fechou o cartaz para a noite seguinte à da atuação da banda irlandesa e também para 28 de julho.

A 4 de agosto, o palco principal estará por conta de três grandes nomes de quem se espera espetáculos à dimensão dos seus fulgurantes percursos artísticos: AGIR, o autor de Como Ela é Bela, Tempo é Dinheiro e Parte-me o Pescoço faz a sua estreia na Expofacic, apresentando-se com os argumentos artísticos com que venceu o prémio “Best Portuguese Act”, dos “MTV Europe Music Awards 2015”; Áurea, também vencedora de duas edições do "Best Portuguese Act” do “MTV Europe Music Awards” e de um Globo de Ouro na categoria de Melhor Intérprete Individual, regressa ao certame para um concerto que deverá incluir os maiores êxitos da carreira e temas da sua última produção discográfica; finalmente, o programa de 4 de agosto encerra com Diego Miranda, um dos mais influentes produtores e DJ’s portugueses, a quem é apontado “o mérito de ter feito a aproximação da música de dança ao mainstream de forma mágica”, tendo adquirido desse modo apreciável notoriedade internacional.

Alguns dias antes, a 28 de julho, a noite será inteiramente dedicada à música de dança, com a atuação de Kura, DJ e produtor que tem vindo a adquirir também significativa projeção internacional, cujo concerto culminará a atuação de dois outros nomes em crescente afirmação artística: Virgul, um dos fundadores dos Da Weasel que há algum tempo se estreou a solo, depois da estimulante experiência por que passou nos Nu Soul Family, a que se seguirá Jimmy P, criativo autor de fusão com influências do hip-hop, reggae, R&B, soul e funk.

Recorde-se que, além destes nomes, haviam já sido anunciados para o cartaz da Expofacic os Dama, Richie Campbell, Mariza, Cuca Roseta, Dengaz e Karetus.