Mais de 700 ginastas de 23 países competem em Cantanhede até domingo

Até domingo, dia 24 de março, a cidade de Cantanhede torna-se a capital mundial de ginástica aeróbica, com a realização da 9.ª Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica e o 12.º Open Internacional, no Pavilhão Marialvas. O evento conta com a participação de cerca de sete centenas de atletas de 23 nações diferentes. 

Na manhã de quinta-feira, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, marcou presença no pavilhão para uma conferência de imprensa, e garantiu que o Município está “de coração cheio” por receber mais uma vez uma “modalidade que é tão acarinhada pela região”, referiu, destacando a importância deste evento para o setor “hoteleiro, de restauração e de turismo” do concelho.
Para a autarca, a dimensão das provas e o currículo dos ginastas em competição vêm dar expressão ao trabalho que a Academia CantanhedeGym tem vindo a desenvolver na dinamização da Ginástica Aeróbica, trazendo atletas de nível internacional.

“Nesta semana recebemos no nosso território tantos países, tantos ginastas, que vêm até nós para trazer esta modalidade e fazem-no com uma qualidade extraordinária. Nós acreditamos que estes jovens que vêm até cá podem regressar e falar deste evento às suas famílias, a outras pessoas”, acrescentou.
A conferência de imprensa contou ainda com a presença do vereador do Desporto Adérito Machado, bem como dos responsáveis da Academia Cantanhede Gym, João Dias e Vanda Dias.

A Seleção Nacional de Ginástica Aeróbica já está na cidade para participar na primeira Taça do Mundo da temporada. Beatriz Morais, Diogo Soares, João Salvado, Leonor Januário, Rui Cansado, Sara Ferreira e Tomás Amaral são os ginastas que irão representar as cores nacionais, tendo já realizado, na manhã de quinta-feira, o Treino de Pódio.

O treinador Nacional, Rui Cardoso, expressa confiança de que Portugal tem potencial para alcançar as finais, porém ressalta que, embora tenhamos “ginastas muito bons na equipa”, este evento é uma estreia para a maioria.

“Temos uma equipa muito jovem. O único ginasta verdadeiramente veterano, que já anda nisto há muito tempo e é o número dois do ranking mundial, é Rui Cansado. Todos os outros estão a participar pela primeira vez numa Taça do Mundo, portanto, podemos esperar bons resultados, mas a expectativa principal é de rodar a equipa e dar-lhes experiência”.

Este ano, a Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica conta com a presença de quatro campeões do mundo, 21 nações e todos os cinco continentes representados. O português Rui Cansado é apontado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) como um dos favoritos para destronar o campeão individual masculino Wei Lian-Jun (TPE). Mas ao seu lado, na luta, terá ainda os ginastas Lucas Barbosa (BRA), Davide Nacci (ITA) e Francesco Sebastio (ITA).

De 21 a 24 de março, Cantanhede prepara-se para proporcionar um grande espetáculo de adrenalina. No mês de maio a elite mundial segue para a Taça do Mundo de Yokohama, no Japão, seguindo-se em setembro do Campeonato do Mundo de Pesaro, em Itália.