Investigadores na área das Neurociências reúnem-se em encontro em Cantanhede

O Encontro de Investigadores da Universidade de Coimbra reuniu 160 cientistas especializados em Neurociências e doenças relacionadas, na quinta-feira, 22 de maio, no auditório do Biocant Park, em Cantanhede.

A sessão, que juntou professores, clínicos e estudantes de áreas multidisciplinares relacionadas com as neurociências, permitiu um espaço de partilha de conhecimento e avanços científicos.

“O Município de Cantanhede tem apoiado iniciativas como esta, já que entendemos que este encontro favorece a dinamização de um setor que, além da sua relevância científica para a evolução das ciências médicas, é estruturante para o desenvolvimento da base económica da região num segmento de elevado valor acrescentado”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

A autarca aproveitou a ocasião para enaltecer a organização por mais este exemplo do que deve ser o papel das universidades e centros de saber na procura de soluções para os problemas e necessidades dos cidadãos.

Esta é uma área que tem integrado, ao longo das últimas duas décadas, as orientações estratégicas do Município de Cantanhede no domínio económico.

“Se recuarmos uns anos, à viragem do século, quem quisesse antecipar o modo como iria evoluir a economia deste concelho dificilmente poderia perspetivar o que veio a acontecer”, referiu Helena Teodósio, acrescentando que não era de todo expectável que, pouco mais de vinte anos passados, haja um projeto que “consubstancia a aposta na inovação e no empreendedorismo de base tecnológica e que possui características para ser verdadeiramente estruturante para a economia da região e do país”.

“O Biocant Park representa uma parte substancial do setor da biotecnologia a nível nacional”, concluiu.