Helena Teodósio anuncia “um novo ciclo de desenvolvimento”

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede promete “um novo ciclo de desenvolvimento” para o concelho, “ajustado aos desafios atuais e emergentes”, e anunciou a apresentação, para breve, de um novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico e Social.

“O futuro exige às lideranças capacidade de antecipar cenários, construir respostas sólidas e gerir de acordo com uma estratégia consistente devidamente estruturada”, justificou.

Ao intervir na sessão solene do ato de instalação dos órgãos autárquicos para o mandato 2025-2029, que decorreu sábado, 25 de outubro, no Pavilhão Dr. Paulo Oliveira, em Covões, a autarca adiantou que esse documento estratégico apresenta “orientações de fundo para o município explorar todo o seu potencial territorial e humano, para promover um novo ciclo de desenvolvimento ajustado aos desafios atuais e emergentes”.

Reeleita para um terceiro mandato, Helena Teodósio lembrou que “vivemos tempos de grandes inquietações e de rápidas transformações”, pelo que é necessário enfrentar com determinação diversos desafios, como a captação de mais investimento empresarial, a fixação de jovens e famílias em idade ativa, o reforço das políticas sociais orientadas para os setores da população mais vulneráveis, a preservação e valorização dos recursos naturais, patrimoniais e culturais e da formação desportiva e a generalização da atividade física para todas as idades, entre outros.

“São muitos e bastante exigentes os desafios, mas é por aqui que vamos, determinados a implementar as respostas certas para reforçar a competitividade do território e maximizar os benefícios para os munícipes”, garantiu.

Na sua intervenção, a presidente da Câmara de Cantanhede deixou também uma palavra de “enorme apreço” aos membros do Executivo e da Assembleia Municipal, aos presidentes de Junta de Freguesia e aos trabalhadores da autarquia, nos quais incluiu os colaboradores da INOVA-EM, da Associação Beira Atlântico Parque e da Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia em Biotecnologia.

A sessão de posse, que reuniu cerca de três centenas de pessoas no pavilhão de Covões, foi presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, que começou por destacar três qualidades de Helena Teodósio: “gosta demasiado da sua terra, gosta demasiado de trabalhar em equipa e é saudavelmente ambiciosa”.

“É justo o reconhecimento feito hoje aqui à presidente Helena Teodósio, pela forma aguerrida e com paixão, defende este território, mas não deixa de participar num bem maior que é a comunidade intermunicipal”, destacou.

O governante sublinhou, depois, que “é obrigação do Estado estar ao lado das autarquias e reforçar a confiança que o poder local conquistou”, anunciando, por isso, que a proposta de Orçamento de Estado para 2026, contempla um reforço de 2,74% para os municípios.

A abrir os discursos, o presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede, João Moura, referiu que “o papel do poder local no desenvolvimento do país assume hoje uma importância acrescida” com a recente transferência de competências da administração central para as câmaras municipais.

“Os municípios são, cada vez mais, agentes fundamentais do progresso, contribuindo de forma direta para o crescimento sustentável da sua região, promovendo o desenvolvimento económico, a justiça social e a melhoria da qualidade de vida da população”, observou.