Helena Teodósio eleita presidente da CIM Região de Coimbra

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, foi eleita, por unanimidade, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, sucedendo no cargo a Emílio Torrão, antigo autarca de Montemor-o-Velho.

Como vice-presidentes, foram eleitos Luís Paulo Costa, presidente do Município de Arganil, e Ricardo Cruz, de Tábua. Jorge Brito mantém-se na função de secretário executivo.

A eleição decorreu durante a primeira reunião do Conselho Intermunicipal da CIM, após as eleições autárquicas, realizada esta terça-feira, 11 de novembro.

Em declarações aos jornalistas no final da sessão, Helena Teodósio elegeu a mobilidade, nomeadamente a expansão do Sistema de Mobilidade do Mondego, e a habitação como áreas críticas para a Comunidade Intermunicipal, sem descurar, todavia, os “inúmeros projetos de variada ordem, desde o ambiente à cultura, do desporto à ação social”.

A autarca cantanhedense defendeu que os 19 municípios da CIM devem trabalhar em conjunto, para que os recursos do território possam ser potencializados. “A nossa região é belíssima, tem potencialidades brutais em termos turísticos e é isso que nós todos em conjunto vamos fazer”, enfatizou.

A discussão sobre a necessária revisão da Lei das Finanças Locais, nomeadamente quanto à fórmula de transferência de fundos para os municípios e para as freguesias, “é outro dos desafios para os próximos quatro anos”.