O Município de Cantanhede vai suspender as adoções de animais, de 20 a 31 de dezembro, a fim de evitar a adoção impulsiva nesta época e a promoção de animais de companhia como prenda de Natal.A suspensão não se aplica aos processos de adoção que já se encontrem em curso anteriormente.“A adoção responsável deverá ser um processo ponderado e partilhado por toda a família. A decisão é responsável e preventiva, porque o Natal é um período emocionalmente carregado, em que muitas adoções podem ser feitas por impulso. A nossa intenção é promover uma adoção consciente e ponderada”, sublinhou o vereador da Câmara de Cantanhede, Adérito Machado.Os adotantes podem visitar o Centro de Recolha Animal de Cantanhede (CRAC) e conhecer os animais, no entanto só em janeiro é que podem proceder à adoção.Durante todo o ano, e em qualquer caso de adoção, é efetuada uma avaliação prévia da motivação para adoção, das condições que o adotante poderá proporcionar ao animal, entre outros aspetos.As visitas ao CRAC decorrem dentro dos horários normais, de segunda a quarta-feira, das 09H00 às 15H00, e quinta e sexta-feira das 09H00 às 13H00.“Durante o período de férias escolares, o CRAC estará aberto à visita de munícipes, pelo que é uma boa oportunidade de dá-lo a conhecer aos mais novos durante o período de férias escolares. Além disso, nesta fase do ano, são frequentes as solicitações por parte de ATL e jardins de infância para a realização de visitas ao CRAC, iniciativas que complementam o trabalho de sensibilização e educação desenvolvido ao longo do ano nas escolas”, concluiu Adérito Machado.No último mês, de 15/11/2025 a 15/12/2025, foram adotados 13 animais, 10 gatos e três cães, número similar ao período homólogo de 2024.Contudo, verificou-se que este ano houve uma maior prevalência da adoção de gatos, relativamente aos cães, o que está relacionado com o facto se relaciona com a menor disponibilidade de cães jovens para adoção.
O Município de Cantanhede vai suspender as adoções de animais, de 20 a 31 de dezembro, a fim de evitar a adoção impulsiva nesta época e a promoção de animais de companhia como prenda de Natal.
A suspensão não se aplica aos processos de adoção que já se encontrem em curso anteriormente.
“A adoção responsável deverá ser um processo ponderado e partilhado por toda a família. A decisão é responsável e preventiva, porque o Natal é um período emocionalmente carregado, em que muitas adoções podem ser feitas por impulso. A nossa intenção é promover uma adoção consciente e ponderada”, sublinhou o vereador da Câmara de Cantanhede, Adérito Machado.
Os adotantes podem visitar o Centro de Recolha Animal de Cantanhede (CRAC) e conhecer os animais, no entanto só em janeiro é que podem proceder à adoção.
Durante todo o ano, e em qualquer caso de adoção, é efetuada uma avaliação prévia da motivação para adoção, das condições que o adotante poderá proporcionar ao animal, entre outros aspetos.
As visitas ao CRAC decorrem dentro dos horários normais, de segunda a quarta-feira, das 09H00 às 15H00, e quinta e sexta-feira das 09H00 às 13H00.
“Durante o período de férias escolares, o CRAC estará aberto à visita de munícipes, pelo que é uma boa oportunidade de dá-lo a conhecer aos mais novos durante o período de férias escolares. Além disso, nesta fase do ano, são frequentes as solicitações por parte de ATL e jardins de infância para a realização de visitas ao CRAC, iniciativas que complementam o trabalho de sensibilização e educação desenvolvido ao longo do ano nas escolas”, concluiu Adérito Machado.
No último mês, de 15/11/2025 a 15/12/2025, foram adotados 13 animais, 10 gatos e três cães, número similar ao período homólogo de 2024.
Contudo, verificou-se que este ano houve uma maior prevalência da adoção de gatos, relativamente aos cães, o que está relacionado com o facto se relaciona com a menor disponibilidade de cães jovens para adoção.