Grupo Greenvolt atribui bolsas de estudo a estudantes do Município de Cantanhede

A Greenvolt, grupo global do setor das energias renováveis criado em Portugal, procedeu à entrega de oito bolsas de estudo, no valor de mil euros cada, a alunos do Município de Cantanhede, que demonstraram mérito académico, situação de vulnerabilidade económica e intenção de prosseguir estudos a nível superior.

Esta iniciativa decorre no âmbito do seu programa de Responsabilidade Social Corporativa e de aproximação às comunidades locais, denominado STOP Share, Talk, Offer, Protect, que já ajudou alunos dos Municípios de Anadia, Mortágua, Estarreja, Ponta Delgada, Tábua, Águeda e Castelo Branco.

A entrega das bolsas decorreu na segunda-feira, 15 de dezembro, no salão nobre da Câmara Municipal de Cantanhede.

“Esta iniciativa pretende contribuir para a igualdade de oportunidades, para incentivar à construção de percursos académicos sólidos, de promover uma cultura de mérito, de trabalho, de esforço e estudo. Apostar na educação é investir no futuro e este gesto é uma forma de valorização e incentivo para a aposta na formação e qualificação", frisou o vice-presidente da autarquia, com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso.

Coube ao Município de Cantanhede apoiar na divulgação da iniciativa junto dos agrupamentos de escolas do concelho.

Os alunos formalizaram as candidaturas diretamente junto da Greenvolt, através do envio do formulário e dos documentos exigidos. Posteriormente foi comunicada a lista de selecionados.

A Greenvolt é um grupo criado em Portugal, atualmente uma referência global no setor das energias renováveis em 20 geografias e que opera nas áreas da biomassa sustentável, projetos de grande escala (solar, eólica e baterias) e produção descentralizada de energia. A empresa desenvolve uma estratégia robusta de Responsabilidade Social Corporativa, centrada na aproximação às comunidades onde opera, e na promoção da literacia energética, da sustentabilidade e da equidade social.

Em Cantanhede a empresa instalou um parque solar fotovoltaico de grande dimensão, com cerca de 22 000 painéis solares distribuídos numa área de aproximadamente 15 hectares.

Em funcionamento desde final de 2022, este parque tem uma capacidade instalada na ordem dos 10 MW, o que permite uma produção anual estimada em cerca de 16 GWh de energia renovável, o que corresponde ao consumo médio anual de aproximadamente 5.000 habitações em Portugal

A energia gerada é injetada na rede elétrica nacional, contribuindo para uma maior penetração de fontes renováveis no balanço energético do país e reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.