Cantanhede recebe eliminatória do Festival Nacional da Canção Rural 2026

Com o objetivo de estimular a composição de músicas e textos (poemas), cujo tema se relacione direta ou indiretamente com o mundo rural, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho tem vindo a promover um concurso de canções e, nesse âmbito, o Município de Cantanhede irá ter uma eliminatória para eleger o seu representante no Festival Nacional da Canção Rural. As “Normas de Participação” já estão disponíveis para consulta.

No que diz respeito à eliminatória do concelho de Cantanhede, podem apresentar-se a concurso intérpretes a solo ou em grupos de, no máximo, cinco elementos. Os concorrentes, maiores de 16 anos e naturais e/ou residentes no concelho de Cantanhede, terão de se apresentar em nome próprio, identificar os autores da música, da letra e do(s) intérprete(s), enviando estes dados, juntamente com uma maquete (demo), em formato áudio/digital, acompanhada do texto (poema) para geral@cm-cantanhede.pt e dc@cm-cantanhede.pt até dia 13 de março de 2026. As maquetes poderão ser constituídas por voz e um ou mais instrumentos. Pretende-se um registo simples, identificativo da qualidade da canção.

As canções, que não podem ultrapassar os três minutos de duração, devem ser originais e inéditas e o texto, em português, deve incluir, obrigatoriamente, uma ou mais referências à vinha e/ou ao vinho. Os textos não podem conter referências diretas ou indiretas ao consumo de vinho nem mensagens políticas ou religiosas, incitar à violência de qualquer tipo ou a qualquer tipo de ódio ou discriminação. Não podem, igualmente, conter marcas comerciais, ou qualquer tipo de apelo comercial.

A final da eliminatória de Cantanhede do Festival Nacional da Canção Rural 2026 irá realizar-se a 22 de março, em Cantanhede, em local a designar, na qual um júri de 3 elementos selecionados para o efeito irá escolher o(a) vencedor(a) que posteriormente irá interpretar a canção vencedora nas eventuais eliminatórias e na final do Festival Nacional da Canção Rural, que se irão realizar nos dias 13, 20 e 27 de junho, em Beja (Cidade do Vinho 2026).

A deslocação e eventual alojamento nas eliminatórias e na final do Festival Nacional da Canção Rural serão suportados pelo Município de Cantanhede e a alimentação será assegurada pelo município que acolhe a edição do festival, que na presente edição será o Município de Borba.

Na final da edição de 2026 do Festival Nacional da Canção Rural, serão atribuídos os seguintes prémios para “1.º Classificado” (850 euros), “2.º Classificado” (650 euros), “3.º Classificado” (450 euros), “Prémio de Canção Mais Popular On Line” (650 euros), “Prémio de Melhor Letra” (150 euros), “Prémio de Melhor Música” (150 euros) e “Prémio de Melhor Interpretação” (150 euros).

O(a) vencedor (a) da edição de 2026 do Festival Nacional da Canção Rural compromete-se ainda a interpretar a canção vencedora na final da edição de 2027 do Festival Nacional da Canção Rural.

Recorde-se que em 2022, em Pinhel, o Município de Cantanhede esteve representado por João Paulo Cavadas; em 2024 o artista Cristiano Neves, natural do concelho de Cantanhede, venceu o “Prémio de Melhor Letra” da edição do Festival Nacional da Canção Rural, cuja final ocorreu em Santarém. Já em 2025, José Veloso e Miguel Veloso conquistaram o terceiro lugar na referida edição, cuja final ocorreu em Borba.