Captação de Olhos da Fervença acolheu ação de educação ambiental

A INOVA-EM assinalou o início do novo ano hidrológico, que coincide com o Dia Nacional da Água, celebrado a 1 de outubro, com uma ação de educação ambiental dirigida aos alunos do 3.º ano da Escola Básica de Cadima.

Acompanhadas pelas professoras, as 18 crianças visitaram a Captação dos Olhos da Fervença, estrutura estratégica para o abastecimento de água no concelho de Cantanhede, onde ficaram a conhecer o percurso que a água faz desde a captação até chegar às torneiras.

A visita foi conduzida pela técnica responsável do Serviço de Águas e Saneamento da empresa municipal, que explicou aos alunos como a água é captada nos Olhos da Fervença, tratada com controlo de qualidade, enviada para armazenamento e distribuída até à torneira do consumidor.

Apesar de a água apresentar, logo à saída da captação, características adequadas ao consumo, é submetida a um processo de desinfeção com cloro, como medida de segurança adicional.

Ao longo da visita, os alunos puderam ainda conhecer as diferentes etapas do sistema de abastecimento de água e perceber a dimensão da infraestrutura que permite levar este recurso essencial às habitações do concelho.

A iniciativa teve também como objetivo reforçar, junto dos mais novos, comportamentos responsáveis na utilização da água e na preservação das redes de saneamento.

Os alunos demonstraram conhecimentos sobre a importância de não desperdiçar água e de evitar a colocação de resíduos, como toalhetes ou cabelos, na sanita. Foram

igualmente reforçadas recomendações simples do dia a dia, como fechar a torneira enquanto se lavam os dentes e optar por duches mais rápidos.

Na sala de educação ambiental da Captação, as crianças ficaram a saber, entre outras curiosidades, que um duche de quatro minutos pode representar um consumo de cerca de 80 litros de água, reforçando a importância de pequenos gestos para uma utilização mais eficiente deste recurso.

“Vocês são os verdadeiros agentes de educação ambiental”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, Pedro Cardoso, dirigindo-se aos alunos e às professoras. O responsável sublinhou ainda a importância de transmitir os conhecimentos adquiridos às famílias e de envolver os mais novos na responsabilidade coletiva de “cuidar da casa comum que é o planeta”.

“Assinalar o Dia Mundial da Água ajuda-nos a compreender que a água é um recurso indispensável e limitado, incentivando cada pessoa a protegê-la e a utilizá-la de forma consciente”, reforçou.

A componente pedagógica da iniciativa incluiu ainda experiências e atividades dinamizadas por uma técnica da INOVA-EM. Entre jogos e desafios, os alunos puderam observar fenómenos relacionados com densidade dos materiais e a sua capacidade de flutuar na água, conhecer os diferentes estados da água e descobrir algumas curiosidades sobre a importância deste recurso para a vida no planeta.

Atualmente, compete à INOVA-EM assegurar todo o processo que permite levar água de qualidade às torneiras do concelho: desde a captação e tratamento/desinfeção, passando pela análise e encaminhamento para os depósitos, até à sua distribuição que engloba uma rede com cerca de 600 quilómetros de condutas subterrâneas.