No âmbito do Aviso n. º10096/2021 do Fundo Ambiental, o Município de Cantanhede viu aprovado o projeto Controlar as Pampas que tem como objetivo realizar intervenções para o controlo ou erradicação da erva-das-pampas, para prevenir novas colonizações e controlar as já estabelecidas, mas ainda com áreas reduzidas e junto a vias de comunicação, grandes conectores que facilitam a dispersão das suas sementes, perfazendo um total de 25,2 hectares.

O projeto contempla:
- a aquisição de equipamentos para a concretização das ações de controlo e erradicação da erva das pampas nos locais identificados no projeto;
- ações de sensibilização e formação/educação ambiental, orientadas para consciencializar os cidadãos sobre a problemática criada pela Cortaderia a nível ecológico, social e económico;
- ações de comunicação e divulgação do projeto;
- intervenções de manutenção futuras que implicarão ações de deteção-precoce, vigilância e mapeamento e controlo da erva-das-pampas.

 Objetivos Principais

- controlo e eliminação da Cortaderia selloana;
- proteção e conservação de espécies e de espaços naturais;
- evitar o avanço da expansão, controlando de forma prioritária os exemplares isolados e dispersos;
- evitar a ameaça para a biodiversidade, erradicando os exemplares inseridos na área da Rede Natura 2000, e outros espaços (junto a linhas de água p.ex.) valiosos do ponto de vista ecológico e paisagístico;
- sensibilização e educação ambiental orientada para a problemática associada à ocorrência da erva-das-pampas, a nível ecológico, social e económico

Sensibilização on-line

> Descrição da espécie
A Cortaderia selloana é uma gramínea de crescimento rápido, procedente da América do Sul, facilmente adaptável a diversos climas, solos e habitats, preferindo terrenos perturbados como taludes de estradas e caminhos-de-ferro. É altamente adaptável em dunas costeiras e em terrenos com elevado valor ecológico e de conservação.
Trata-se de uma espécie exótica invasora com elevada capacidade de invasão e colonização de áreas naturais protegidas, o que a torna muito perigosa para os ecossistemas e biodiversidade.
Reproduz-se por via seminal produzindo muitas sementes, até 100.000 em cada pluma feminina que são dispersas muito facilmente com a ajuda do vento.

Métodos de controlo
As metodologias de controlo usadas em Cortaderia selloana incluem:
- Controlo físico
- Arranque manual: metodologia preferencial para plântulas e plantas jovens presentes em solos arenosos.
- Arranque mecânico: aplica-se a plantas de maiores dimensões.
- Corte e posterior remoção da parte radicular: aplica-se a plantas de maiores dimensões sempre que não for possível o arranque.
- Corte das panículas: deve ser realizado antes da dispersão das sementes.
- Corte combinado com aplicação de herbicida
- Aplicação foliar de herbicida: aplica-se a plantas jovens
- Impactes

De entre os impactes mais importantes, destaca-se:
- Impactes nos ecossistemas: cresce vigorosamente e forma aglomerados densos que dominam a vegetação herbácea e arbustiva, criam barreiras à circulação da fauna e utilizam os recursos disponíveis para outras espécies.
- Impactes económicos: custos elevados na aplicação de medidas de controlo
- Outros impactes: alergias / as folhas cortantes podem causar ferimentos nas pessoas.
- (…)

Ações


- Controlo de erradicação

1-Ação de Controlo Zona Industrial de Cantanhede
ANTES
DURANTE


Ações de Informação e Sensibilização 


Conteúdo atualizado a 29.11.2021