Mensagem de Natal
Nenhuma época como a de Natal desperta sentimentos tão fortes de aproximação e fraternidade entre as pessoas. São dias em que a bondade se revela de forma mais evidente, em que o cuidado pelo outro se intensifica e em que o calor humano parece envolver-nos com maior intensidade.
O grande desafio individual e coletivo reside em fazer perdurar tais valores para além desta quadra e procurar que o simbolismo do Presépio se mantenha vivo em todas as suas dimensões no quotidiano das famílias e na dinâmica das comunidades.
Vivemos um tempo marcado por conflitos dilacerantes e por dolorosas crises humanitárias que nos convocam para uma reflexão sobre a responsabilidade dos cidadãos na construção de sociedades em que a dignidade da vida humana e a convivência pacífica entre os povos imperem como princípios supremos e inalienáveis.
É por essa via que podemos reavivar a esperança de tornar a Paz num desígnio comum da humanidade, na esperança de que o Natal gere os compromissos necessários para pacificar o mundo, tornando-o mais seguro, mais justo, mais inclusivo e mais solidário.
Transpondo este voto para a nossa comunidade, dirijo-me particularmente aos que enfrentam situações de maior fragilidade social, em especial aos doentes e aos idosos, para lhes deixar uma calorosa saudação, desejando que vivam este Natal e sempre com conforto, saúde, conforto, carinho e apoio familiar, num ambiente de aconchegante de ternura.
Aos nossos conterrâneos que celebram esta quadra longe das suas raízes familiares, mas que comungam do mesmo espírito de união daqueles que aqui vivem, desejo que, onde quer que estejam, sintam que a vida que estão a construir compensa devidamente a dor da saudade que sentem de modo mais intenso nesta época.
Inspirada pelo simbolismo do Presépio enquanto representação de conceitos universalmente reconhecidos como estruturantes da condição humana, desejo às famílias um Santo e Feliz Natal e que o Ano Novo traga prosperidade com oportunidades de realização pessoal, social e profissional para todos.
A Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede

(Maria Helena Rosa de Teodósio e Cruz Gomes de Oliveira)